Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR estabelecem parceria com município do norte do estado para pesquisas arqueológicas

Alunos do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Paraná (Cepa-UFPR) apresentaram um projeto de pesquisa arqueológica na cidade de Manoel Ribas, localizada a 327 quilômetros de Curitiba. Desenvolvido pelo estudante de Ciências Sociais (ênfase em Antropologia e Arqueologia), Luan Henrique Siebra Marcolino, a pesquisa tem o objetivo de estudar materiais escavados na década de 60 no município.

O grupo – composto pela mestranda em Antropologia e Arqueologia, Aline Cristina Batista Lima, e pelo voluntáro do Cepa, Bruno Borges Machado – apresentou, além do projeto de pesquisa, um programa de novas escavações e datações dos sítios arqueológicos da região.

Alunos do Cepa-UFPR apresentam projeto de pesquisa arqueológica na cidade de Manoel Ribas. Foto: Prefeitura de Manoel Ribas

Os artefatos escavados na década de 60 e conservados na UFPR foram publicados de forma preliminar e serão objeto de estudos mais aprofundados. As pesquisas visam ao fomento de estudos arqueológicos na região e a um projeto de fomento turístico para a cidade, que tem amplo potencial e grande interesse científico.

Após levantamento dos sítios arqueológicos do município, estão previstas ações de educação patrimonial que vão colaborar com a construção do conhecimento para a cidade e para o estado. Nos próximos meses, os pesquisadores e a prefeitura municipal pretendem se aproximar mais da população para apresentar o projeto e os resultados previstos.

Caso você conheça algum sítio arqueológico ou tenha interesse na área, poderá entrar em contato através do telefone: (43) 99621-6101.

Com informações de Prefeitura de Manoel Ribas

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...