Imagem Padrão

Estudantes da UFPR conquistam prêmio nacional de inovação

24 maio, 2019
11:32
Por
Ensino e Educação

A NextCam – startup criada por estudantes da Universidade Federal do Paraná – venceu o Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2019. A premiação busca soluções inovadoras de empresas, startups e empreendedores. A 5ª edição da competição aborda o tema Saúde e Segurança no Trabalho.

Formada pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, Adriano Peniche dos Santos e Guilherme Cordeiro Vogt, e pelo egresso Luis Guilherme Dias de Souza, a NextCam utiliza a visão computacional para a redução do risco de acidentes na indústria.

Equipe receberá a premiação nacional em junho.

“Recebemos a notícia no início dessa semana e ficamos surpresos porque o edital não se limitava a estudantes, exitem players muito grandes nesse mercado”, conta Guilherme Vogt. “A aprovação reforça nosso esforço e representa, além do amadurecimento da equipe, um passo importante para a consolidação da startup”.

A equipe da UFPR receberá o prêmio no dia seis de junho, durante o ENGIE Brasil Innovation Day 2019, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Como parte da premiação, os estudantes também participarão de um evento mundial de inovação, o ENGIE Innovation Week, em Paris, entre os dias 17 e 21 de junho.

Sistema desenvolvido pela NextCam usa a inteligência artificial.

O grupo desenvolveu uma tecnologia dotada de inteligência artificial, capaz de identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa, a partir do uso de câmeras inteligentes. O software detecta situações de risco em tempo real e ainda gera relatórios que podem subsidiar a elaboração de medidas preventivas voltadas para a segurança do trabalho.

“A Engie é uma das maiores companhias de energia do mundo e iremos participar de um encontro com os diferentes projetos de inovação de outras sedes da empresa, de diversos outros países. Somos gratos ao professor James Baraniuk pela mentoria e à UFPR pela formação”, destaca Vogt.

Em abril desse ano, os estudantes foram a Boston, Estados Unidos, para a fase final da competição HackBrazil, organizada por alunos brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT (Instituo de Tecnologia de Massachussetts).

 

Sugestões

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

15 julho, 2025

Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]