Estudante de Tecnologia de Biocombustíveis de Palotina é premiado em Congresso

Intitulado ‘Desenvolvimento de Catalisador Heterogêneo a Base de Argila para a Obtenção de Biodiesel’, o trabalho foi orientado pelo professor Helton José Alves. Outros cinco acadêmicos do curso também participaram do evento apresentando resultados de pesquisas realizadas no Campus de Palotina em diversas áreas.

Segundo o orientador do trabalho, a pesquisa desenvolvida propõe a substituição dos eventuais catalisadores homogêneos utilizados no processo de obtenção de biodiesel (como a soda cáustica, NaOH) por catalisadores heterogêneos sólidos, desenvolvidos com

base em matérias-primas naturais, como por exemplo as argilas. Esta substituição promove o reuso destes catalisadores em novas reações, evita a formação de reações paralelas indesejáveis e permite a obtenção de um biodiesel mais puro. ‘Vale destacar que as pesquisas foram iniciadas recentemente e que são muito promissoras’, expôs.

O estudante André Rocha na apresentação do trabalho premiado

Fonte: Leticia Hoshiguti