Entre os dias 28 e 30 de novembro, a Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estreia o espetáculo “Artéria Rara”. A apresentação será no Teatro da Reitoria, com entrada gratuita.
Com 22 integrantes em cena, o espetáculo aprofunda as investigações sobre o corpo e o pertencimento a partir da ideia de trabalho, entendido não apenas como ofício, mas como um campo de tensão entre necessidade e sentido, sonho e urgência, ação e destino. Artéria Rara é o encerramento da trilogia “Pertencimento”, iniciada com Asa Serpente (2023) e Arrebentação (2024).
“Se em Asa Serpente o foco estava nas travessias e deslocamentos, e em Arrebentação nas filiações e nas formas de amar e existir em comunidade, Artéria Rara mergulha na relação entre corpo e trabalho — não no sentido produtivo e funcional, mas como modo de sustentar a vida. A cena se constrói como um organismo vivo, onde o gesto, o som e a palavra se misturam para pensar o que mantém o corpo pulsando. Acredito que em Artéria Rara atravessamos um desafio mais profundo em relação ao tempo, a escuta e a característica efêmera do nosso modo de agrupamento”, afirma Rafael Lohan, diretor da Companhia de Teatro da UFPR.
De acordo com Rafael, a preparação de Artéria Rara teve ao mesmo tempo a lógica da continuidade da trilogia e também de recomeço, pela renovação de elenco que trouxe novos olhares.
“Embora o grupo de intérpretes não seja exatamente o mesmo dos trabalhos anteriores, boa parte das pessoas acompanhou a trajetória da trilogia e carrega suas reverberações. Isso fez com que o processo fosse, de certo modo, uma passagem: quem chegava trazia o olhar fresco do presente, e quem já conhecia os trabalhos e elencos de Asa Serpente e Arrebentação trazia as memórias e camadas deixadas por eles. Assim, a finalização da trilogia se deu num movimento coletivo de escuta, lembrança e reinvenção — uma forma de pertencer que se refaz a cada corpo, a cada encontro”.
A preparação corporal do espetáculo é assinada por Priscilla Pontes, enquanto a preparação vocal foi responsabilidade de Manu Santos. Na direção musical, Nelson Sebastião e Leonardo Gumiero criaram uma paisagem sonora original.
Artéria Rara – Companhia de Teatro da UFPR
Datas: 28 a 30 de novembro de 2025
Horário: sexta-feira (28) e sábado (29) às 20 horas; domingo (30) às 19 horas.
Local: Teatro da Reitoria da UFPR
Duração: 90 min
Entrada gratuita
Classificação: +16
Ficha técnica
ELENCO:
Amanda Afonso / Camila Elen / David Jogia / Dekká Santos / Fabiene / Gabriela Boomer / Gustavo Wesley / Irá-Puã / Isabela Maria / Jessé Furquin / Korpa Enkantada / Levi Hilgemberge / Lua Blomster / Márcio Barbosa / Mikaela Sampaio / Murilo Marochi / Nathalia Walker / Noe Carvalho / Praia Satori / Rúbia Rodrigues / Valéria Batista / Vênus Cruvinel
DIREÇÃO E DRAMATURGIA:
Rafael Lorran
PREPARAÇÃO CORPORAL:
Priscilla Pontes
PREPARAÇÃO VOCAL:
Manu Santos
DIREÇÃO MUSICAL:
Nelson Sebastião e Leonardo Gumiero
CONSULTORIA DE FIGURINO:
Patrícia Cipriano
ILUMINAÇÃO:
Juliane Rosa
BEATMAKER:
Leonardo Gumiero
VÍDEOMAKER:
Pauline Celestino
OPERAÇÃO DE TRILHA:
Daniel Soul
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove uma série de ações culturais e artísticas no mês de novembro […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]
Óbito reforçou a urgência na conservação da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção. Por LEC-UFPR O filhote de […]