Mulher, mãe, mundana, mestre, misteriosa, múltipla. Em homenagem ao Dia da Mulher, o grupo de pesquisa Mulheres e Produção Cultural apresenta o espetáculo “Lado M”, no sábado, 8 de março, às 16 horas, no Teatro da Reitoria. A entrada é gratuita.
A encenação traz performances das poetas Alexandra Barcellos, Andréia Carvalho, Marilia Kubota, Miriam Adelman e Priscila Prado, coreografias das bailarinas Diviane Helena e Tatiana Araújo e interpretação musical na flauta de Ana Paula Peters. A direção é de Tina de Souza. No palco, durante cerca de 40 minutos, as poesias das componentes do grupo e de outras poetas brasileiras e estrangeiras ganham força através da interpretação, luz, som, movimentos, intenções e pausas.
A professora Miriam Adelman, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e coordenadora do grupo de pesquisa, conta que as integrantes do espetáculo se conhecerem em movimentos de “mulheres que escrevem” e encontraram afinidade artística e intelectual a partir da poesia. “Através desse coletivo de mulheres que se identificam, saímos do acadêmico para a prática e a ideia do espetáculo surgiu da convivência compartilhada”, diz Miriam. Essa afinidade estética, intelectual e pessoal levou o grupo a pensar no espetáculo. “Vamos ousar”, explica Miriam, animada com a primeira experiência no palco. “Ah, é um renascimento, após 21 anos como professora da UFPR. É uma experiência singular para todas nós e esperamos que seja um primeiro momento de muitas performances poéticas”, completa.
Para o espetáculo, as poesias foram selecionadas a partir de eixos temáticos como amor, política, sexualidade, cotidiano e revolução. A diretora Tina de Souza fala sobre o trabalho de criação coletiva. “É uma experiência bem interessante e também um desafio, pois não existe uma narrativa, uma história a ser contada. A partir dos eixos temáticos fizemos uma costura entre as poesias”. O trabalho de criação e montagem do espetáculo é coletivo e, como explica Tina, é “uma proposta de reflexão da mulher, por mais que se discuta o feminino, é preciso refletir o papel da mulher, as lutas, e o espetáculo vai contribuir para isso”.
A apresentação apresenta faces e vozes que não pretendem ser o lado A nem o B, mas resgatar a ideia de multiplicidade de possibilidades de ser. Lado M sugere uma síntese que evoca palavras e imagens associadas a um universo feminino tradicional como mãe, magia, meiga, menstruação, mentira, mas também propõe uma religação com termos opostos ou inusitados, como masculino, manicure, mocassim, máfia. Marília Kubota conta que da criação coletiva surgiu o trocadilho do Lado M, que não aponta para o “outro lado”, mas para o múltiplo, o abrangente.
Mulheres e produção cultural
O grupo de pesquisa Mulheres e Produção Cultural existe desde 2011, cadastrado como núcleo de pesquisa no Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Sediado no Setor de Ciências Humanas da UFPR, reúne pesquisadoras e estudantes de várias instituições que se interessam pela visibilidade, valorização e estudo acadêmico da produção das mulheres em todos os âmbitos da cultura e do conhecimento. É coordenado pelas professoras Miriam Adelman e Anna Beatriz Paula.
Serviço:
Espetáculo Poético Lado M
Data: 8 de março (sábado)
Hora: 16h00
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Centro)
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
Entrada gratuita
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]
A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]