Pesquisadores europeus descobriram uma nova espécie de besouro na cidade de Pirenópolis, em Goiás, e decidiram prestar uma homenagem ao professor Fernando Willyan Trevisan Leivas, do departamento de Biodiversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Setor Palotina, ao nomeá-la como Scapicoelis leivasi. O artigo científico que descreve oficialmente a nova espécie foi publicado no site oficial da HAL open science no dia 11 de fevereiro de 2022 e realiza uma revisão do gênero Scapicoelis, na qual também são descritas outras 27 novas espécies e é fornecida uma chave para a identificação das 30 espécies já conhecidas do gênero.
No documento, a equipe internacional liderada pelo francês Nicolas Degallier e pelo bielorrúso Alexey Tishechkin revela que encontrou a espécie em Pirenópolis, mas que ela também está presenta na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, e em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. Nessa última região, o besouro foi encontrado associado a formigas Camponotus rufipes (Fabricius).

De acordo com Leivas, no estudo da biodiversidade, a publicação de uma espécie até então desconhecida para a ciência pode ser considerada uma das maiores contribuições que um pesquisador pode fazer para o avanço científico. “É um legado deixado para as próximas gerações sobre o conhecimento dos seres vivos que habitam nosso planeta”.
As homenagens e dedicatórias foram realizadas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Leivas para o avanço da ciência e o entendimento da biodiversidade. Ações como essa demonstram o impacto internacional das atividades científicas desenvolvidas pela UFPR. “Fico muito contente, pois tal dedicatória demonstra o impacto e o reconhecimento internacional das atividades científicas desenvolvidas pela UFPR, especialmente no Setor Palotina”, conclui o professor.
Por Felipe Reis
Sob orientação de Jéssica Tokarski