Escola Técnica divulga resultado do seu processo seletivo

Os 540 selecionados aos cursos da Escola Técnica serão conhecidos nesta segunda, dia 17 de dezembro. O anúncio será feito na sede da Escola Técnica, Rua Alcides Vieira Arcoverde – 1225, às 11 horas. A lista dos aprovados estará disponível também no site do Núcleo de Concursos.

O registro acadêmico e a matrícula serão realizadas no dia 11 de fevereiro, das 9 às 13 horas, na sede da Escola. Segundo o Guia do Candidato do Processo Seletivo da Escola Técnica os documentos exigidos para o registro e matrícula, além de orientações específicas, são:

O candidato convocado só poderá fazer o registro no ano de 2008, no curso, turno e período para o qual foi classificado. Estará impedido de fazer o registro, o candidato cuja classificação ultrapassar o número de vagas ofertadas para cada curso, observadas as reservas das cotas.

Por ocasião do registro acadêmico e matrícula, o candidato classificado deverá entregar na Escola Técnica os seguintes documentos:

a) fotocópia autenticada da cédula de identidade;

b) uma fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio – antigo 2º. Grau (ficha modelo 19) para os candidatos que foram aprovados nos cursos que exigem como requisito o ensino médio;

c) uma fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental – antigo 1o. Grau (ficha modelo 18) para os candidatos que foram aprovados nos seguintes cursos: Ensino Médio, Técnico em Contabilidade – Ensino Médio Integrado e Técnico em Informática – Ensino Médio Integrado;

d) procuração pública ou instrumento particular, desde que com firma reconhecida em cartório, ao seu representante, para efetuar procedimentos do registro acadêmico, se o candidato estiver impossibilitado de comparecer, devendo o candidato de inclusão racial assinar pessoalmente a declaração prevista na alínea e) e submeter-se à entrevista em data alternativa, conforme estipulado no Guia do Candidato (p.17);

e) para os candidatos de inclusão racial, além dos itens acima, declaração do próprio punho, perante autoridade constituída da Escola Técnica, de que o candidato é de cor preta ou parda e possui os traços fenotípicos que o caracterizam na sociedade como pertencente ao grupo racial negro;

f) os candidatos de inclusão social, deverão comprovar que realizaram cada uma das séries de seus estudos de ensino fundamental ou de ensino fundamental e médio, conforme o caso, foi cursado com aprovação em escola pública no Brasil, mediante a apresentação do Histórico Escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio;

g) para os candidatos de inclusão social e de inclusão racial, uma declaração segundo modelo fornecido no ato de registro, de que o candidato não possui escolaridade de nível superior;
h) para os candidatos que concluíram o ensino médio no exterior, além dos itens a), b) e c), apresentar duas fotocópias autenticadas do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil e

i) para os estrangeiros, a carteira de identidade – RNE – Registro Nacional de Estrangeiro.

Para os cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia Médica e Diagnóstico por Imagem, a idade mínima exigida é de 18 anos no momento do registro acadêmico, de acordo com o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, sob pena de perder a vaga.

O candidato que optar pelo curso Técnico em Radiologia Médica e Diagnóstico por Imagem deverá, obrigatoriamente, passar por exame de sanidade e capacidade física, o qual incluirá, obrigatoriamente, o exame hematológico, conforme Lei n.° 7394 de 29/10/85 e Decreto n.° 92790 de 17/06/86, que regula o exercício da profissão de Técnico em Radiologia, apresentando o resultado desse exame no ato do registro acadêmico, sob pena de perder a vaga.

Não será permitido a nenhum candidato ter registro acadêmico em mais de um curso da UFPR, independentemente de serem cursos de nível médio, profissionalizante ou de graduação.

O candidato que não apresentar toda a documentação mencionada acima perde o direito à vaga.

Os candidatos menores de 18 anos deverão, no ato do registro acadêmico, estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Fachada da Escola Técnica
Foto: ET