Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro aborda literatura polonesa e o Holocausto

Em comemoração ao aniversário de 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia o Centro de Estudos Poloneses, o curso de Letras Polonês e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná promovem a programação “busco palavras que não existem”: Literatura polonesa e o Holocausto. A série de eventos é realizada em colaboração com Ministério de Relações Exteriores da República da Polônia, Consulado Geral da República da Polônia e o Museu do Holocausto de Curitiba.

Ao longo do ano de 2023, ocorreram vários encontros com participações nacionais e internacionais de escritores e estudiosos do tema. No início de 2024, o quarto encontro da programação trará uma palestra do professor Slawomir Buryla, um dos mais renomados estudiosos poloneses da literatura do Holocausto, sobre prosa de Tadeusz Borowski dedicada a descrever as suas vivências do campo Auschwitz. 

Borowski é considerado um dos mais importantes escritores-testemunhas do Holocausto. Seu livro “Adeus, Maria” traduzido pelo egresso do curso de Letras Polonês, Matheus Moreira Pena, será publicado pela editora Carambaia em março deste ano.

O encontro ocorrerá de forma remota na sexta-feira (12), às 15 horas, no canal de Youtube do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. A palestra será em polonês, com tradução consecutiva para o português (acesse aqui)

O formulário de frequência será disponibilizado durante a transmissão ao vivo do encontro e ficará disponível até 24h após o término, para preenchimento de quem participar. Todos os eventos da série serão certificados individualmente e quem participar de pelo menos 80% dos eventos poderá receber um certificado de participação emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.

Sugestões

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas realizará  2º Fórum NOvation
O Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do Programa de...
UFPR terá palestra gratuita sobre  “Os Dinossauros do Brasil - 170 milhões de anos em evolução”
Serão duas palestras: do dia 20 e 21 de junho são direcionadas a crianças de 9 a 12 anos. Já a  palestra...
II Semana Científica de Biologia Celular e Molecular da UFPR acontece em julho
A Semana Científica de Biologia Celular e Molecular é um evento organizado anualmente pelo  Programa...
Concerto celebra o Centenário da instalação do órgão Speith da Igreja Bom Jesus dos Perdões
Em 13 de junho de 1924 era instalado o órgão da firma Speith, alemã, na Igreja Bom Jesus dos Perdões,...