O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, foi eleito 1º vice-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). O presidente será o reitor da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), Targino de Araújo Filho, que comandará a organização no biênio 2014-2015.
Além de Targino e de Zaki Akel, integram a nova diretoria Márcia Perales Mendes Silva, da Universidade Federal do Amazonas (2ª vice-presidente); e Natalino Salgado Filho, da Universidade Federal do Maranhão, e Orlando Afonso Valle do Amaral, da Universidade Federal de Goiás (suplentes dos 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente). (Assessorias de Comunicação Social da UFPR e da UFSCAR). O secretário executivo é Gustavo Balduino.
A eleição foi promovida durante a CXXXIII Reunião do Conselho Pleno, na Universidade Federal do Ceará, no último dia 1º. A nova Diretoria Executiva da Andifes tem a primeira reunião marcada para 12 de agosto, em Brasília. O objetivo da reunião é discutir e preparar a agenda da Associação para o segundo semestre de 2014 e, ainda, receber os presidentes e coordenadores dos Fóruns e Colégios ligados à Andifes.
Papel estratégico
O novo presidente disse que o ponto principal da agenda da Andifes é a consolidação do papel estratégico que as universidades federais desempenham no desenvolvimento social e econômico do País. “Isto envolve, de um lado, a consolidação do processo de expansão já vivenciado por nossas universidades e, de outro, o debate e implementação da Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais, que entregamos à Presidenta Dilma Rousseff no início deste ano”, afirmou Targino de Araújo Filho.
Ele ressaltou a importância do prosseguimento aos projetos desenvolvidos pela gestão anterior. “Sucedemos uma Diretoria Executiva que teve uma atuação intensa diante dos Ministérios, Governo Federal, Câmara dos Deputados e Senado. Vamos dar continuidade a esse trabalho”, afirmou.
O novo presidente da Andifes disse ainda que pretende encaminhar ao Congresso o projeto de Lei Orgânica das instituições, pretende resolver a questão do passivo financeiro da entidade, e dar os encaminhamos às demandas das universidades referentes à implementação do PNE (Plano Nacional de Educação), aprovado este ano pelo Congresso Nacional. (Assessorias de Comunicação da UFPR e da Andifes)
Após quatro dias intensos de conhecimento, ciência, tecnologia, inovação e cultura, o Universo UFPR 2025 encerrou sua primeira […]
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]
Nos dois primeiros dias de Universo UFPR, a nova feira de cursos e profissões da Universidade Federal do […]
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]