Alunos que cursam o ensino médio em escolas públicas de Curitiba puderam conhecer um pouco mais sobre o ensino superior no “Me Chama!”, evento de extensão que reuniu a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Dezenas de estudantes, representantes das três instituições e o Instituto Tibagi participaram da ação que ocorreu nesta terça-feira (13), no Teatro da Reitoria da UFPR.
O “Me Chama!” contou com apresentações sobre as instituições, depoimentos de alunos da graduação, brindes para os participantes e uma palestra sobre metaverso, ministrada pelo professor Henrique Oliveira da Silva, do Departamento de Educação da UTFPR.
Pela UFPR, o evento foi promovido pelos projetos de extensão “UFPR Seu Lugar”; “Vem pra UFPR” e o Seminário para Inclusão de Jovens na Universidade (Sijovem). O “Me Chama!” teve apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI).
Segundo a professora de Gestão da Informação da UFPR, Maria do Carmo Duarte Freitas, o objetivo foi apresentar aos jovens as oportunidades que uma instituição pública e gratuita pode oferecer aos alunos.
“A maioria dos jovens pensa que a universidade pública tem um custo, é paga. A nossa intenção é desmistificar essa ideia, trazer para esse jovem o universo de outras oportunidades que eles têm aqui dentro, como as bolsas, os auxílios, o apoio financeiro e psicológico e tantas outras ações que as instituições oportunizam ao aluno uma vez que ele está lá dentro”, afirmou.
A doutoranda do PPGGI-UFPR Diocsianne Moura, uma das organizadoras do “Me Chama!”, foi aluna de escola pública e não cursou a graduação em uma universidade pública por não saber na época que a instituição era gratuita. Ela deu o seu próprio exemplo e ressaltou a importância do evento:
“Eu não tinha essa informação na minha escola de que a universidade era livre e aberta para todos. Hoje, na pós-graduação, entendendo muito mais o sistema, vejo que eu posso conseguir através do meu exemplo e da informação que eu obtive levar conhecimento às pessoas sobre isso”, disse.
A primeira parte do “Me Chama!” contou com um teatro encenado pelos produtores do evento e a apresentação das universidades aos estudantes,
A professora Rossana Finau, Diretora-Geral do campus Curitiba da UTFPR, mostrou os cursos, campi e formas de ingressar na instituição. A apresentação da UFPR ficou a cargo do sociólogo Marcos Rogério dos Santos, coordenador do projeto “UFPR Seu Lugar”, da Sipad.
Já a Pró-reitora de Ensino do IFPR, Sheila Cristiana de Freitas, foi a responsável por apresentar os diferentes cursos em vários níveis de ensino da instituição. Sheila comentou sobre a importância das três instituições federais se reunirem juntas no evento.
“Nós não somos concorrentes, somos parceiros com um único objetivo de oferecer essa educação com qualidade. É um direito dos nossos jovens, do nosso futuro adulto, nosso futuro cidadão, futuro profissional, ter essa possibilidade da educação pública e gratuita”, afirmou.
A parceria também foi reforçada pela chefe do Departamento de Educação da UTFPR, Jamile Cristina Ajub Bridi.
“É a rede federal de ensino unida. Somos todas parceiras, irmãs e temos o objetivo conjunto de mostrar essa possibilidade aos alunos, de continuar seus estudos de uma forma gratuita, pública, com excelentes professores, uma excelente estrutura das três instituições”, comentou.
Representantes do Instituto Tibagi, organização social que desenvolve programas educacionais na área industrial para adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social e econômica, também fizeram parte do evento. O instituto, que apoiou a realização do “Me Chama!”, falou aos alunos sobre as possiblidades de ingressar no mercado de trabalho.
Estudantes de graduação das três instituições federais também participaram do “Me Chama!” e compartilharam com os alunos sua experiência.
Os discentes destacaram a importância de políticas de permanência estudantil, como bolsas e os auxílios permanência, refeição, moradia e creche e como isso os ajuda a se manter na universidade.
O evento finalizou com uma palestra sobre o Metaverso, que foi ministrada pelo professor Henrique Oliveira da Silva, do Departamento de Educação da UTFPR.
O professor explicou aos alunos as possibilidades deste tema e como ele pode se inserir nas futuras carreiras profissionais dos jovens. Ao final da palestra, os jovens puderam fazer perguntas.
“A gente sempre procura dentro esses eventos trazer algum assunto que seja instigante, parte do dia a dia das pessoas, para que eles consigam enxergar dentro da universidade um pouco daquilo que a gente pode trabalhar ou se preparar profissionalmente no futuro”, explicou Henrique Silva. “O objetivo é conseguir situar eles dentro da ideia de que o potencial que eles têm pode ter a ver com o conceito de virtual e o que tem a ver também com o conceito do próprio metaverso”.
O “Me Chama!” foi transmitido pelo canal do Youtube Eventos UFPR TV.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral convida a comunidade acadêmica e externa a se unir […]
Na última terça-feira (03), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) formalizou a renovação de um acordo de cooperação […]
O Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná (GMPB-UFPR) retorna ao palco do Teatro da Reitoria nos […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebrou um marco significativo em 2024, com a titulação de mais de […]