O curso de Pós-Graduação em Música da UFPR realiza um concerto nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, para inauguração seu novo cravo, instrumento feito à mão pelo luthier especializado Sebastián Nuñez (Holanda) e adquirido com verba da Capes. A apresentação será às 18h30, no Departamento de Artes (Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel), com entrada franca. No programa estão obras de Claudio Monteverdi, Biaggio Marini, Mario Cazzatti, Domenico Sacarlatti, entre outros.
O cravo vai integrar o Laboratório de Música Antiga, coordenado pela professora Silvana Scarinci. Este Laboratório vem apresentando intensa atividade de performance e pesquisa. Um exemplo é o livro de Viviane Kubo, resultado de sua dissertação de mestrado, “Malinconia D`amore – a Melancolia e os Lamentos da Ópera Veneziana de Meados do Século XVII”, que será lançado no mesmo evento do dia 18.
O Laboratório de Música Antiga também tem como foco a apresentação de resultados de seu trabalho ao público. Destacam-se os concertos das óperas barrocas Orfeo dolente (Capela santa Maria, março 2013), Didon (Teatro da Reitoria, 2011), além de vários recitais. Os espetáculos têm atraído público numeroso, chamando a atenção da comunidade para a produção em Música Antiga na UFPR. Todo este trabalho de interpretação tem sido objeto de estudo para produção de artigos, livros e dissertações.
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]