Pós-doutorando da UFPR Vence o 7º Prêmio Jovem Inovador dos BRICS 

04 dezembro, 2024
12:02
Por Bruna Soares
Ciência e Tecnologia

Thiago Edwiges, pós-doutorando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Paraná (PPGEBB/UFPR), conquistou o primeiro lugar da 7ª edição do Prêmio Jovem Inovador do BRICS, no 9º Fórum BRICS de Jovens Inovadores, realizado no final de novembro, na Rússia. O prêmio reconheceu sua pesquisa inovadora na área de biogás e biohidrogênio, um trabalho que visa a valorização de resíduos agroindustriais por meio da economia circular.

Thiago iniciou sua jornada acadêmica em 2009, com consultorias na área de produção de biogás, e desde 2014 vem aprofundando suas pesquisas com diferentes tipos de substratos, como dejetos animais e resíduos agroindustriais. Desde 2011 é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Campus Medianeira.

Em junho de 2024, deu início ao seu pós-doutorado, com a supervisão da professora Adriane Bianchi, no Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR. Seu projeto atual busca explorar a produção de biohidrogênio a partir de resíduos como o bagaço de cana-de-açúcar.

A pesquisa de Thiago gira em torno do tema “Aproveitamento de resíduos da cadeia sucroalcooleira por meio de diversos métodos de tratamento biológico no contexto de uma economia circular”.

O estudo propõe a utilização de resíduos agroindustriais, como o bagaço da cana, para a produção de biogás, biohidrogênio e outros bioprodutos, alinhando-se ao conceito de economia circular, que busca reduzir o desperdício e maximizar o uso de recursos.

A inscrição para o prêmio foi realizada por meio da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que levou Thiago à Rússia. O prêmio exigia que os projetos estivessem em fase de desenvolvimento, mas ainda não comercializados. Thiago apresentou sua pesquisa sobre a produção de biogás e biohidrogênio, combinando sua experiência acumulada ao longo de 15 anos de trabalho na área.

O evento contou com a participação de 40 projetos de jovens cientistas de 8 países dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito e Arábia Saudita). Além de sua pesquisa inovadora, o diferencial de Thiago foi sua formação multidisciplinar, com graduação em Engenharia Ambiental e Economia, o que lhe permitiu apresentar também estudos de viabilidade econômica de sua proposta.

A professora Adriane Bianchi, responsável pela orientação de Thiago, destacou o comprometimento do pós-doutorando, ressaltando que seu esforço e experiência contribuíram para o êxito alcançado no evento. “O Thiago tem se dedicado à pesquisa com seriedade, e este prêmio é o reconhecimento de seu trabalho árduo e de sua contribuição para o avanço da ciência”, afirmou Adriane.

Este prêmio é mais uma conquista para o PPGEBB da UFPR, um programa de excelência reconhecido pelo conceito 7 da Capes. A participação de Thiago no 9º Fórum BRICS reforça a importância das pesquisas desenvolvidas pela UFPR relacionadas ao meio ambiente e a relevância da UFPR no cenário internacional. A professora Adriane também lembrou que o grupo de pesquisa da UFPR está engajado em áreas de inovação estratégica, como a economia circular, que busca transformar resíduos em bioprodutos, como biogás, biohidrogênio e fertilizantes, além de fomentar o desenvolvimento de novos processos e negócios. 

Thiago Edwiges ao de professores e estudantes da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Foto: Arquivo pessoal

Desenvolvimento sustentável e economia circular

O projeto de Thiago visa não apenas melhorar os processos produtivos, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável, criando novas oportunidades de negócios e geração de empregos na área de energias renováveis.

Histórico de premiações do Brasil 

De acordo com Thiago, o Brasil tem um histórico notável neste prêmio. Em 2023, o país ficou em terceiro lugar, e em 2022, em segundo lugar. O Brasil também conquistou o primeiro lugar em 2021, destacando-se como um forte candidato nesse evento, fruto de uma seleção criteriosa e do talento de seus jovens cientistas. A vitória de Thiago neste ano segue uma tradição de sucesso e reforça a qualidade da pesquisa científica brasileira. “Em 2020, o Brasil não foi premiado, mas os resultados anteriores demonstram o alto nível das pesquisas e o potencial inovador do país no cenário internacional”, pontua Thiago. 

Sugestões

28 maio, 2025

Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]

28 maio, 2025

As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]

27 maio, 2025

O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas  […]

26 maio, 2025

Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]