Egressos do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFPR são premiados em Congresso de Cardiologia Veterinária, que reuniu mais de 500 médicos veterinários do Brasil e países da América Latina para discutir os recentes avanços da cardiologia aplicada aos animais.
Como parte da programação científica do evento, diversos trabalhos de pesquisa foram apresentados e a UFPR foi destaque na cerimônia de premiação. Egressos do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias obtiveram o primeiro lugar nas modalidades “apresentação oral” e “apresentação em poster”. O médico veterinário Gustavo Dittrich, que concluiu o mestrado em Ciências Veterinárias em 2017, discorreu sobre “Avaliação ecocardiográfica da função sistólica do ventrículo direito em cães com hipertensão arterial pulmonar pós-capilar”, trabalho este premiado em primeiro lugar nas apresentações orais. Já a médica veterinária Amália Turner Giannico foi contemplada com o primeiro lugar na apresentação do painel “Avaliação ecocardiográfica da função cardíaca fetal em cães”, o qual faz parte de sua tese de doutorado defendida no mesmo programa de pós-graduação no final de 2017.
Além dos dois primeiros lugares, a UFPR também esteve representada no segundo lugar das apresentações orais com o trabalho “Intervalo de acoplamento e índice de prematuridade em cães Boxer: análise de sobrevida”, apresentado pela egressa do curso de Medicina Veterinária Elizabeth Regina Carvalho. Atualmente, Elizabeth cursa, na Universidade Estadual Paulista, o doutoramento de Clínica Veterinária na especialidade de Cardiologia, mas desenvolve seu projeto de pesquisa em parceria com o Laboratório de Cardiologia Comparada da UFPR.
Segundo o professor Marlos Gonçalves Sousa, responsável pelo Laboratório de Cardiologia Comparada, os prêmios refletem o elevado nível técnico-científico da UFPR, assim como o empenho da equipe do laboratório, que tem trabalhado arduamente para desenvolver estudos que, efetivamente, contribuam com o diagnóstico precoce e com o aumento da longevidade dos pacientes. Sousa destaca, ainda, a participação fundamental das professoras Simone Tostes de Oliveira Stedile (DMV/UFPR) e Tilde Rodrigues Froes (DMV/UFPR) para o sucesso das pesquisas premiadas, haja vista terem orientado os egressos Dittrich e Giannico, respectivamente, no programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias.
O Laboratório de Cardiologia Comparada está localizado no Hospital Veterinário e, atualmente, contabiliza o atendimento de mais de 800 atendimentos novos ao ano. No laboratório os pacientes são submetidos a exames cardiológicos de ponta, como ecocardiografia com Doppler tecidual e análise miocárdica segmentar por speckle tracking e holter.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os resultados das pesquisas de avaliação interna aplicadas aos estudantes de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas […]
Iniciativa com foco em reservatórios hidrelétricos avança no desenvolvimento de produto nacional A Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
Curitiba será sede, de 17 a 21 de agosto, da 30ª Conferência da Associação Mundial para o Avanço […]