Egressa da UFPR é finalista do prêmio Raymundo Magliano Filho

04 julho, 2024
17:27
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

O tema da segunda edição do Prêmio Raymundo Magliano filho de Cidadania Financeira do Instituto Norberto Bobbio este ano foi o exercício de direitos e deveres que permitem ao cidadão tomar decisões financeiras conscientes e bem-informadas. 

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão da Universidade Federal do Paraná (PPGOLD/UFPR) Marina Bagatin de Souza Moreira do Prado, da turma de 2020, ficou em segundo lugar na categoria Educação Financeira com a dissertação sobre endividamento familiar e recebeu o reconhecimento do seu trabalho. A dissertação foi orientada pelo professor adjunto do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR, José Roberto Frega. 

Além de egressa, Marina Bagatin também é servidora da UFPR e ressalta a importância da premiação e do trabalho que vem desenvolvendo na universidade. “Esse prêmio só concretiza o trabalho que venho desenvolvendo, tanto academicamente quanto como servidora pública, pois uma das diretrizes do meu trabalho é justamente melhorar a comunidade ao meu redor. Como desenvolvo meu trabalho junto ao Departamento de Administração Pessoal, no setor que cuida especificamente dos servidores que estão prestes a se aposentar, percebi nos atendimentos diários um tema muito recorrente, os empréstimos consignados. Essa alta quantidade de questionamentos e de empréstimos descontados em folha de pagamento me chamaram atenção. A partir disso, comecei a pesquisar a temática do endividamento familiar”. 

Marina Bagatin esteve presente na premiação por vídeo chamada. Foto: INB

Marina ainda ressalta que não tinha pretensão de realizar o mestrado, mas era sempre estimulada em seu ambiente de trabalho a continuar estudando e se desenvolvendo, foi aí que aproveitou a oportunidade e iniciou o mestrado no PPGOLD. “O PPGOLD tem a característica de juntar a academia com a prática profissional, nos fazendo desenvolver questões e melhorias dentro do nosso ambiente de trabalho”. Marina conclui: “A UFPR representa uma mudança na trajetória da minha carreira, que está só no começo, pois tenho certeza de que graças à UFPR poderei vivenciar outras experiências incríveis”. 

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 13 de junho na Arena B3, em São Paulo. 

Para Marina, é importante destacar o papel do seu orientador. “Com todo o seu conhecimento e experiência, me direcionou em cada etapa do processo para podermos chegar ao trabalho final. Um trabalho que tem rendido frutos, como a citação num projeto de conhecimento financeiro realizado por outra instituição pública e agora o recebimento do Prêmio Raymundo Magliano Filho, promovido pelo Instituto Norberto Bobbio”. 

O prêmio também destacou outras áreas conforme as seguintes categorias: educação financeira; proteção do investidor e eficiência regulatória; e Inovação e inclusão financeira.

Na categoria Proteção do Investidor e Eficiência Regulatória, André de Souza do Nascimento ficou em segundo lugar e, na categoria Inovação e Inclusão, Frederico Barbosa Bez Batti também ficou em segundo lugar. Ambos formados pela UFPR. 

Sobre o Instituto Norberto Bobbio

Fundado em 2010 pelo ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo, Raymundo Magliano Filho, o Instituto Norberto Bobbio (INB) é uma associação sem fins lucrativos que visa fortalecer a sociedade civil e aprofundar a experiência democrática no Brasil, por meio da ampliação da participação e da consciência cidadã. Além de atuar na produção de conhecimento científico, o INB promove reflexões e debates sobre os desafios da nossa sociedade, especialmente aqueles relacionados às temáticas da democracia, direitos humanos, cultura e tecnologia.

Entre suas frentes de atuação estão a publicação de livros, revistas científicas e textos livres; formação complementar acadêmica, educacional e profissionalizante; curadoria de conteúdo para cursos livres, pós-graduação e treinamento interno; incentivo ao desenvolvimento de pesquisa e tecnologia no Brasil por meio da realização de premiações, eventos, seminários, palestras, entre outros. 

Saiba mais sobre o prêmio aqui. 

Foto de destaque: site INB

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.