A Editora UFPR comemora 35 anos esta semana em clima de balanço e planejamento. Depois de uma longa trajetória, que lhe garantiu papel de destaque entre as editoras universitárias brasileiras, a Editora UFPR está trabalhando numa revisão crítica de seu catálogo, visando planejar os próximos anos.
“Esse trabalho vai ser tocado ao longo de todo este ano. Devemos fazer vários eventos relacionados aos 35 anos, para repensar o lugar da editora dentro da UFPR e o que podemos fazer para inovar e preencher as lacunas do nosso catálogo”, afirma o coordenador da Editora UFPR, professor Rafael Faraco Benthien. “A ideia é lançar uma espécie de catálogo crítico, que nos permita olhar para o futuro, mas com mais clareza em relação ao que já foi feito.”
Fundada em 24 de março de 1987, com o nome Scientia et Labor (“Ciência e Trabalho”) – palavras cunhadas no brasão da UFPR –, a Editora UFPR cresceu bastante ao longo de seus 35 anos, tanto em volume de produção quanto na qualidade e abrangência de seu trabalho.
Servidora mais antiga da editora, a hoje assessora Rachel Cristina Pavim lembra, por exemplo, que até 2005 a Editora UFPR praticamente não publicava traduções. Hoje, o catálogo possui trabalhos importantes nessa área, incluindo obras premiadas, como A anatomia da melancolia, de Robert Burton, traduzida por Guilherme Gontijo Flores e agraciada com o Prêmio Jabuti 2014 e o Prêmio APCA 2013.
“Houve um crescimento importante na qualidade, graças sobretudo ao trabalho criterioso e dedicado de toda a equipe – desde os pareceristas e o Conselho Editorial até os revisores, designers, pessoal administrativo e de divulgação”, afirma Rachel.
O rigor na avaliação de originais é um aspecto fundamental do trabalho da Editora UFPR. Os textos são examinados por pareceristas ad hoc e depois precisam ser aprovados pelo Conselho Editorial, composto pelo coordenador da Editora e por representantes de todos os campi e setores da UFPR.
A qualidade dos livros publicados pela Editora UFPR vem sendo reconhecida nos últimos anos com uma série de prêmios importantes, com destaque para o Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) – o mais importante prêmio literário do Brasil.
“O trabalho da Editora UFPR é fundamental para divulgar a universidade, a produção científica dos nossos pesquisadores, o conhecimento produzido não só na UFPR, mas em outros centros”, afirma o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca. Ele destaca também o papel da Editora como facilitadora do acesso aos livros, por meio de dois eventos anuais que já se tornaram tradicionais: o Feirão de Livros Editora UFPR (antiga Feira de São João), hoje na sua 12ª edição, e a Feira do Livro Editora UFPR, que este ano completa 20 anos de existência e nas últimas edições vem sendo realizada em parceria com a Semana Literária & Feira do Livro Sesc.
Essas duas feiras oferecem, a preços acessíveis, livros da própria Editora UFPR e de editoras parceiras renomadas não apenas para o público acadêmico, mas para a comunidade em geral.
Nos últimos anos, o esforço de divulgação de autores, publicados pela própria Editora UFPR e por suas congêneres, passou a incluir ainda a publicação de uma revista digital, a Tinteiro. Editada pela equipe da Editora UFPR, a revista apresenta um pouco do universo dos livros, por meio de resenhas, trechos de traduções, entrevistas e outros conteúdos, recheados por imagens que destacam a excelência de produções literárias e científicas. Todas as edições da Tinteiro podem ser lidas neste link: https://www.editora.ufpr.br/revistatinteiro.
Em comemoração aos seus 35 anos, a Editora UFPR oferecerá 35% de desconto em todo o catálogo disponível no site. O cupom ANIVERSÁRIO pode ser utilizado no carrinho de compras até o dia 27 de março.
Confira as obras disponíveis em editora.ufpr.br
Por Lorena Klenk (Editora UFPR)
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]