Doutora formada na UFPR recebe prêmio internacional

03 julho, 2024
10:00
Por Bruna Soares
Ciência e Tecnologia

A pesquisadora Aline Krolow Soares, recém doutora em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu na última sexta-feira ( 28) o IUFRO Student Award for Excellence in Forest Science, durante o Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), em Estocolmo, na Suécia. A pesquisa de Aline Soares, desenvolvida no Laboratório de Tecnologia da Madeira da Embrapa Florestas, propõe um novo modelo de biorrefinaria para a indústria de destilação de óleos essenciais, aproveitando o subproduto da produção de óleo. “O objetivo foi reaproveitar a água residual da destilação de folhas de Corymbia citriodora, que normalmente é descartada”, explica Aline.

Foto: IUFRO

A pesquisa mostrou que é possível otimizar o processo, reutilizando a água da destilação em até sete vezes e concentrando compostos químicos de interesse econômico, como taninos, frutose, glucose e sacarose. “Esta pesquisa tem grande impacto social, pois abre novas possibilidades de produção a partir de um resíduo industrial”, afirma a doutora.

O pesquisador Washington Magalhães, orientador da tese, ressalta a importância da pesquisa: “A pesquisa, além de gerar um modelo inovador para a produção de óleos essenciais, contribui para a sustentabilidade e a economia circular na indústria florestal”.

A técnica de hidrodestilação sequencial, aplicada no estudo, permitiu a concentração dos compostos químicos de interesse no subproduto. A alta concentração de açúcares, por exemplo, abre possibilidades para a produção de ácido láctico, um importante precursor para plásticos biodegradáveis. Já os compostos fenólicos, como os taninos, apresentam grande potencial para a produção de antioxidantes, com aplicações em alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos.

O estudo da pesquisadora representa um avanço significativo para a indústria de óleos essenciais, demonstrando a viabilidade da produção de novos produtos a partir de um subproduto usualmente descartado. 

“Receber um prêmio como esse é uma realização, mas ele só é possível graças ao suporte do meu orientador, Dr. Washington Magalhães, e de  todo nosso grupo de pesquisa na Embrapa Florestas e também da UFPR, que colaboraram com a construção desta pesquisa”, celebra Aline.

Sobre a IUFRO

A IUFRO (União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal) é uma organização global que reúne cientistas, profissionais e outras partes interessadas no campo das ciências florestais. A IUFRO promove a colaboração internacional em pesquisa florestal, buscando soluções sustentáveis para os desafios relacionados a florestas e seus recursos. O Congresso Mundial IUFRO 2024, que aconteceu em Estocolmo/Suécia, reuniu cerca de 4.500 pesquisadores de 110 países. O evento serviu como plataforma para apresentar os resultados de pesquisas recentes, compartilhar conhecimentos e promover a colaboração entre pesquisadores, profissionais e tomadores de decisão de todo o mundo.

Saiba mais sobre o prêmio no site do  IUFRO clicando aqui (texto em inglês).

Com informações da assessoria de comunicação da Embrapa Florestas.

Sugestões

05 julho, 2024

Cerca de 30 graduações da universidade devem ser avaliadas este ano pelo Enade das Licenciaturas, recém-criado pelo MEC […]

04 julho, 2024

O tema da segunda edição do Prêmio Raymundo Magliano filho de Cidadania Financeira do Instituto Norberto Bobbio este […]

04 julho, 2024

No dia 17 de junho foi inaugurada a primeira planta piloto do Brasil para produção de petróleo sintético […]

04 julho, 2024

Pesquisadores do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) da Associação MarBrasil, em parceria com o Laboratório de […]