Docentes da UFPR e de sete universidades estaduais do Paraná participam de capacitação para lecionar em inglês

Docentes de oito instituições do Paraná reuniram-se na Sala 200 do Prédio Histórico da UFPR na tarde da última quarta-feira, 5, para a aula inaugural do curso “Metodologia de Educação Superior: Inglês como Meio de Instrução”. A ação é fruto de um termo de cooperação firmado entre a Federal e sete universidades estaduais em novembro de 2018. A parceria tem o objetivo de capacitar professores de diversas regiões do estado para ministrar disciplinas em inglês.

A primeira aula foi conduzida pelo diretor do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa), Ron Martinez. “Essa ação é importante para fazer o que se chama de internacionalização em casa. Nem todo aluno tem a oportunidade de viajar para fora. Ofertando disciplinas em inglês, podemos atrair docentes e alunos de outras instituições para lecionar e aprender aqui”. Ron destaca que, em ambientes internacionalizados, o idioma costuma ser a língua franca. “Assim, todos os alunos são beneficiados: não precisam nem sair de Curitiba para ter essa experiência internacional”.

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles de Oliveira Barra, representou o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseco, na solenidade de abertura. O professor deu as boas-vindas ao grupo, reforçou o impacto estadual do curso e contextualizou dificuldades enfrentadas pelas universidades públicas diante do corte de verbas anunciado pelo governo federal em abril. “O nosso grande desafio é que vocês continuem professores quando saírem daqui com essa habilidade adquirida. Para que vocês possam ser agentes desse processo que precisa ser respeitado, de inclusão do conhecimento”, disse.

Cerca de 70 docentes da Federal e de sete universidades estaduais participam do curso. A aula inaugural foi realizada no dia 5 de junho. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

No ato, o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fabiano Gonçalves da Costa, representou os reitores das universidades estaduais participantes do convênio. “Juntos, atingimos um público de aproximadamente 95 mil estudantes. O processo de internacionalização perpassa por diversos segmentos das nossas universidades. Certamente, a formação linguística é uma das grandes barreiras que a gente encontra”, afirmou.

Também participaram da cerimônia a coordenadora de Integração de Políticas de Educação a Distância da UFPR, Maria Josele Bucco Coelho; a coordenadora de Projetos de Internacionalização da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios Registro; e o diretor de Relações Internacionais da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Luís Paulo Mascarenhas.

A turma, composta por cerca de 70 docentes, participará de encontros semanais on-line até o final de julho. De acordo com Ron, a proposta surgiu a partir de um curso presencial da UFPR, de 40 horas, que já capacitou cerca de 200 professores da Universidade.

Docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) também participam do projeto.

A ação conta com o apoio da Prograd, por meio da Coordenação de Políticas de Integração de Educação a Distância (Cipead), e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), por meio da Coordenação de Programas de Pós-Graduação.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves