As cadeiras do auditório do Centro de Ciências Florestais da Madeira (Cifloma), no Campus Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, estavam quase todas ocupadas na tarde desta quarta-feira (28). Do outro lado de várias telas, simultaneamente, outros estudantes de pós-graduação da UFPR e de universidades estaduais do Paraná estavam em cinco países: Brasil, Estados Unidos, México, Peru e Hong Kong. Oferecida nas modalidades presencial e remota, a disciplina transversal “Escrita Acadêmica em Inglês” teve a aula inaugural marcada pela parceria da UFPR com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), do governo do estado. Ao todo, a disciplina oferta 800 vagas para pesquisadores da UFPR e das sete universidades do estado.
Com a parceria entre UFPR e Seti, a proposta é de que no próximo ano sejam ofertadas mais disciplinas transversais conjuntamente entre as instituições, com aulas ministradas também por professores das universidades estaduais. “Quando você trabalha com a perspectiva de elevar a qualidade do ensino, você consegue reduzir muitas vezes esforços sobrepostos dentro das várias universidades”, avalia coordenador dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, André Luiz Felix Rodacki.
Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, a parceria começa no sentido de cooperação com as expertises de cada instituição. “Fazer com que todas possam somar esforços contribuirá para que tenhamos melhores resultados naquilo que estamos fazendo historicamente. Nosso objetivo é aproximar instituições e pessoas para benefícios ao desenvolvimento do estado e às pessoas que nele vivem. A expectativa é de que que possamos ampliar as disciplinas transversais ofertadas rapidamente”, diz.
“É uma parceria inédita e de colaboração interinstitucional, conectando às universidades estaduais a uma atividade que estamos fazendo na UFPR de altíssima qualidade já atestada há mais de dois anos”, diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça.
As disciplinas transversais são oferecidas na UFPR desde 2017 pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) por meio da Coordenação de Programas de Pós-graduação stricto sensu.
A disciplina
Ministrada em inglês, a disciplina transversal “Escrita Acadêmica em Inglês” visa oferecer aos estudantes a base para redigir um texto acadêmico, com foco em artigos científicos e dicas aplicadas em qualquer idioma. “O objetivo principal é fornecer conceitos importantes para o aluno construir seu próprio artigo com ferramentas necessárias para criar uma autonomia, uma voz autoral acadêmica”, explica o coordenador da disciplina, Ron Barry Martinez, professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e diretor do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR.
Sobre o formato das aulas, o professor afirma que as disciplinas transversais proporcionam a chance de participação de quem não pode vir presencialmente. “Isso de tal forma que o aluno não se sinta um estudante remoto e sim que ele também se sinta parte da turma”, diz Martinez.
As instituições que participam da disciplina transversal, além da UFPR, são Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR
De 15 a 17 de novembro, a Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai estrear […]
Centenas de pessoas compareceram ao Teatro da Reitoria para prestigiar o evento “60 anos do golpe – memórias, […]
Você já ouviu falar do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal do Paraná (Centro MVC-UFPR)? […]
Em novembro, a Universidade Federal do Paraná estará a bordo do navio quebra-gelo científico com destino à Antártica. […]