Imagem Padrão

Diploma de jogador de futebol negro formado em Medicina pela UFPR, em 1945, é entregue ao reitor por cônsul do Senegal

07 dezembro, 2018
13:05
Por
31 Visualizações

Uma cópia do diploma de um jogador de futebol negro formado pela UFPR, em 1945, foi entregue pelo cônsul geral do Senegal para Paraná e Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, ao reitor Ricardo Marcelo Fonseca durante uma visita nesta sexta-feira (7), na Reitoria. O documento traz informações sobre a formatura de Oswaldo Ferreira dos Santos, em 13 de dezembro de 1945, na antiga Faculdade de Medicina do Paraná, fundada em 1914 e incorporada à Universidade do Paraná em 1946.

O paranaense Oswaldo dos Santos, na época também conhecido por jogar na Seleção Paranaense, formou-se médico aos 29 anos e é tio do cônsul por parte de pai. O cônsul manifestou ao reitor o desejo de resgatar a história de Oswaldo dos Santos, ainda pouco conhecida pela universidade. O médico se formou no mesmo ano que a engenheira civil Enedina Marques, primeira engenheira negra do Brasil e formada pela UFPR, homenageada no último dia 20 com uma placa no Setor de Tecnologia, em Curitiba.

O reitor Ricardo Marcelo e o cônsul Ozeil dos Santos; e o diploma de Oswaldo dos Santos. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“Os jornais da época citaram a formatura em poucas linhas, disseram apenas ‘craque de futebol se forma em Medicina'”, conta Ozeil. Entre as assinaturas do diploma de Oswaldo dos Santos está a do então diretor da Faculdade de Medicina do Paraná, Victor Ferreira do Amaral e Silva, que se tornaria, no ano seguinte, o primeiro reitor da universidade, da qual é considerado um dos fundadores. A Universidade do Paraná foi federalizada em 1950.

Dia da Consciência Negra

Durante a conversa, o reitor Ricardo Marcelo mencionou o projeto para que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, se torne um dia de ações acadêmicas voltadas à memória do povo negro na UFPR. A proposta, que partiu do corpo discente, está sob deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

“A ideia é de que, mais do que um feriado, seja um dia letivo dedicado às comemorações em torno do Dia da Consciência Negra”, explicou o reitor.

Veja mais fotos da visita

Errata: o texto da matéria foi corrigido às 15h51 de 13/12/18, frente à informação de que houve pelo menos um médico negro formado pela Faculdade de Medicina do Paraná antes de Oswaldo dos Santos: o professor Antenor Pamphilo dos Santos, formado na década de 1920 e diretor da faculdade quando da inauguração do Hospital de Clínicas (HC), em 1961. A fonte da informação é a pesquisadora Ana Vanali.

Sugestões

10 outubro, 2024

Neste Dia Mundial da Saúde Mental (10/10), pesquisadora e ativista de Curitiba fala sobre seus estudos com os artistas da saúde mental.

09 outubro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa do Paraná Faz Ciência, maior evento de divulgação científica do Estado. […]

09 outubro, 2024

Nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro, o curso de Artes Visuais – Licenciatura da […]

09 outubro, 2024

Professor e também estudante na UFPR, o atleta conquistou as medalhas e quebrou recordes pessoais O professor Leonardo […]