Imagem Padrão

Diferentes linguagens no ensino de ciências é tema de livro lançado por professor da UFPR

21 março, 2025
10:22
Por Jéssica Tokarski
Ensino e Educação

O professor Leandro Siqueira Palcha, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), organizou, em conjunto com licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFPR, o livro intitulado “As Linguagens na Prática de Ensino de Ciências Biológicas: entre relatos e experiências”.

A obra fomenta o desenvolvimento de projetos de docência que preveem a utilização de diferentes linguagens para ensinar ciências e biologia, como desenhos, música, experimentação, aplicativos e quadrinhos. A ideia é que as experiências possam servir como referência tanto para reflexão na formação, quanto para a implementação pelos professores em sala de aula.

“Esperamos que o livro possa contribuir com ideias sobre a educação que se constrói na contemporaneidade e com o entendimento de que o processo educativo depende de diferentes condições e processos de produção e o estudo sobre a linguagem pode ser um caminho para isso. A partir dessa premissa, precisamos pensar em professores que sejam autores que problematizem as concepções sobre o que é ciência e o que é ensino e aprendizagem”, revela Palcha.

O docente explica que, como formador de professores, busca incorporar, na sua atividade profissional, as preocupações teóricas constantes da área de pesquisa em ensino de ciências, almejando que os licenciandos realizem suas teorizações e construam sua autonomia docente em sala de aula.

O livro está disponível para download gratuito e a versão impressa será disponibilizada nas bibliotecas da UFPR em breve.

Sugestões

09 outubro, 2025

Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe O projeto de extensão “Se as paredes da UFPR falassem”, […]

07 outubro, 2025

Institutos funcionam como redes colaborativas de pesquisa que reúnem os maiores grupos de cientistas e pesquisadores em áreas […]

06 outubro, 2025

Foi divulgado o resultado final dos trabalhos que foram aprovados para apresentação na 16ª Semana Integrada de Ensino, […]

06 outubro, 2025

Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR aponta que a motivação para compartilhar notícias falsas perpassa […]