O professor Leandro Siqueira Palcha, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), organizou, em conjunto com licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFPR, o livro intitulado “As Linguagens na Prática de Ensino de Ciências Biológicas: entre relatos e experiências”.
A obra fomenta o desenvolvimento de projetos de docência que preveem a utilização de diferentes linguagens para ensinar ciências e biologia, como desenhos, música, experimentação, aplicativos e quadrinhos. A ideia é que as experiências possam servir como referência tanto para reflexão na formação, quanto para a implementação pelos professores em sala de aula.
“Esperamos que o livro possa contribuir com ideias sobre a educação que se constrói na contemporaneidade e com o entendimento de que o processo educativo depende de diferentes condições e processos de produção e o estudo sobre a linguagem pode ser um caminho para isso. A partir dessa premissa, precisamos pensar em professores que sejam autores que problematizem as concepções sobre o que é ciência e o que é ensino e aprendizagem”, revela Palcha.
O docente explica que, como formador de professores, busca incorporar, na sua atividade profissional, as preocupações teóricas constantes da área de pesquisa em ensino de ciências, almejando que os licenciandos realizem suas teorizações e construam sua autonomia docente em sala de aula.
O livro está disponível para download gratuito e a versão impressa será disponibilizada nas bibliotecas da UFPR em breve.
O mês de março, dedicado à reflexão sobre os direitos das mulheres, foi marcado por uma série de […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), […]
Já está disponível o edital que estabelece o regimento eleitoral para escolha de representação de servidores técnico-administrativos em […]
Versão injetável do fármaco importado da Europa atenderá grupo de pacientes que estão na fila de transplante de medula óssea.