Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Desinfestação de fungos em livros fundiários do Incra é realizada na UFPR

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (Lageamb) em parceria com o Laboratório de Gestão Eletrônica de Documentos (Labged), ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) , concluíram o processo de tratamento de documentos fundiários do acervo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Paraná (Incra) e de documentação acadêmica de acervos do Ministério da Educação (MEC) que estão sob custódia da Universidade e que estavam em quarentena. A desinfestação realizada no prédio  Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (CEHPAR), no Centro Politécnico da UFPR, tinha o objetivo de eliminar fungos por meio do método de aplicação denominado de desinfecção in-loco em atmosfera de anóxia.

O processo da anóxia teve início no dia 16 de fevereiro com o fechamento dos documentos numa bolha selada com absorvedores de oxigênio, para manter baixa a concentração de oxigênio durante o tratamento. Após 70 dias, o tratamento de desinfestação e desinfecção de microrganismos seguiu sem interrupção e conseguiu chegar na concentração de oxigênio abaixo de 0,5%. O objetivo era eliminar principalmente fungos Aspergillus, muito comum em acervos documentais, além de aranhas, moscas, baratas, formigas e traças. 

Essa metodologia é utilizada em projetos de conservação e tratamento documental e consiste na redução da concentração de oxigênio. O processo de desinfestação foi realizado através da exposição dos documentos a gás de nitrogênio de alta pureza, isolado em invólucro especial de altíssima barreira a gás de sete camadas, na finalidade de criar uma atmosfera de anóxia, ou seja, uma atmosfera livre de oxigênio. Nesse invólucro foram conectadas válvulas especiais para evacuação do ar e para eliminação de matérias estranhas com gás nitrogênio puro. 

Todo o processo foi finalizado em 24 de abril. No total, 589 volumes de livros fundiários do INCRA, além de 20 caixas de documentação das faculdades FACEL e FANAC, foram desinfestados e estão sob custódia do Lageamb e do LabGED. Em seguida, os documentos passarão por processos de higienização, digitalização e indexação, de forma a serem disponibilizados para consulta nos sistemas informáticos onde são armazenados cada um dos acervos. Todas as etapas fazem parte das ações que os projetos de Gestão Documental realizam nos programas alvo dos Termos de Execução Descentralizada (TED) celebrados pela junto ao Incra e ao MEC. 

Foto: Acervo Lageamb

Segundo o coordenador de documentação do projeto TED INCRA, Professor Rodrigo Botelho-Francisco, do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI), a parceria entre o Lageamb e o LagGED permitiu o compartilhamento de conhecimento técnico acerca dos problemas similares enfrentados com os acervos, bem como a prospecção da técnica adequada para seu tratamento e a economia de recursos na contratação de uma única empresa. “Os nossos laboratórios têm trabalhado em conjunto, tanto no compartilhamento de informações, como na seleção e treinamento de pessoal e isso contribui muito para o aprimoramento de processos e técnicas e para uma melhor dinâmica nos fluxos entre UFPR e a nossa fundação de apoio, que administra os projetos do ponto de vista financeiro”, ressaltou o docente.

Sobre o Lageamb/UFPR 

O Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da Universidade Federal do Paraná, tem como principal linha de pesquisa o planejamento e gestão ambiental do território. Tendo parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais, atua desde 2006 com diferentes metodologias e tecnologias em seus trabalhos de campo, apresentando ampla experiência no desenvolvimento de estudos interdisciplinares em áreas protegidas e territórios de comunidades tradicionais. Seus mais de 150 bolsistas integram diferentes equipes de pesquisa, contribuindo cada um com sua área de formação e interdisciplinaridade entre diferentes projetos e programas institucionais.

Com informações do Lageamb/UFPR

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Simepar prevê inverno com pouca chuva, altas temperaturas e rápidas ondas de ar frio; saiba mais
Todo esse fenômeno será sob influência do fenômeno climático La Niña O inverno começa às 17h51 desta...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...