Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Química e Farmácia Escola da UFPR se mobilizam para produção de álcool em gel

A mobilização de docentes, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a produção de insumos no combate ao coronavírus, ocorre de forma intensa para atender as demandas da comunidade.

Na UFPR, em Curitiba, a produção de álcool em gel 70% está concentrada nos laboratórios da Farmácia Escola e no Departamento de Química (DQUI). Os pedidos de unidades da UFPR e de empresas externas são recebidos pela Pró-Reitoria de Administração (PRA) e distribuídas para as duas unidades, que atuam em conjunto.

Produção de Alcool em Gel na Farmacia Escola da UFPR

Segundo a professora Camila Klocker Costa, uma das responsáveis pela fabricação na Farmácia Escola, a produção já chegou, até o momento, a 300 litros de álcool. O material já foi encaminhado para o Hemepar, Casa do Estudante, Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador, Polícia Civil, Força Aérea, unidades de saúde e hospitais da Região Metropolitana de Curitiba.

Na Química, a meta é que a produção alcance 100 litros por dia. O professor Rilton Alves de Freitas, um dos integrantes do grupo de trabalho do DQUI, explica que houve adequação da área do Laboratório de Físico-Química para produção do álcool em gel, com procedimentos operacionais padrão (POP) e o trabalho de voluntários vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Química e em Ciências Farmacêuticas, além de servidores técnicos do Departamento.

O grupo de trabalho conseguiu doações de um polímero alternativo, que pode ser usado para produção de álcool em gel, em substituição à matéria-prima usada normalmente, que se encontra escassa no mercado. “Fizemos alguns testes e encontramos algumas opções, usando biopolímeros, resolvendo assim o primeiro problema. Na sequência recebemos lotes de álcool etílico de varias empresas, e tivemos que estabelecer protocolos analíticos para garantir que tais lotes eram seguros para produção de álcool em gel”, relata Rilton.

Produção doada à prefeitura de Curitiba

As matérias-primas doadas à UFPR são avaliadas quanto à composição, no Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUT). Freitas explica que é necessário provar que os componentes não causam risco à saúde. “Por exemplo, álcool combustível pode conter benzeno, metanol e hidrocarbonetos em elevada concentração e, neste caso, não se prestam para uso em gel. Assim, toda matéria prima que compramos ou recebemos é analisada e um laudo é emitido antes que a produção se inicie”.

Até o momento, quase mil litros de álcool anidro e hidratado foram doados ou adquiridos pela UFPR para a produção de álcool em gel, além de insumos como embalagens, espessantes e material de limpeza das instalações.

Álcool da UFPR para o pessoal de controle de tráfego aéreo do Cindacta da FAB. Fotos: Divulgação

Os professores Camila e Rilton acreditam que as universidades públicas devem contribuir à sociedade com o conhecimento que elas oferecem com a competência das pessoas e a colaboração nos diversos projetos no combate ao coronavírus. “As instituições publicas, como a UFPR, devem assumir o protagonismo neste momento crítico que a pandemia da Covid-19 nos trouxe. Temos condições de mostrar à sociedade que não estamos desconectados da realidade social, que a universidade está aqui para funcionar como um suporte humanitário, cultural, social e econômico”, finaliza o professor Rilton Freitas.

Por Marjorie Teixeira, com supervisão de João Cubas

 

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus

 

Sugestões

UFPR e Minc realizam teste de usabilidade vinculados ao projeto Soluções Digitais; saiba mais
A Plataforma Mapas Culturais representa uma importante ferramenta na administração da cultura do país,...
Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Museu paranaense de ciências forenses recebe a UFPR para visita técnica
Grupo de pesquisadores em Divulgação Científica da UFPR conhecem o Museu Paranaense de Ciências Forenses A...
UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...