Imagem Padrão

Departamento de Matemática promove atividades para alunos do ensino fundamental e médio; inscrições estão abertas

08 junho, 2018
16:50
Por Leonardo Bettinelli
Extensão e Cultura

A partir do mês de julho, três atividades de extensão promovidas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná deverão movimentar escolas de Ensino Fundamental e Médio.

O objetivo da programação é incentivar e aprofundar o conhecimento de estudantes com aptidão para a Matemática. As inscrições são gratuitas.

Atividade do “Brincando de Matemático” em 2017. Foto: André Filgueira

XIV Brincando de Matemático

Voltado para estudantes de Ensino Médio, o Brincando de Matemático acontecerá durante o período de férias, entre os dias 17 e 20 de julho, no Prédio de Ciências Exatas, no Centro Politécnico.

A “Teoria de Grafos” é o tema da edição 2018. Em cada dia, um assunto diferente será abordado. A atividade possibilita o aprendizado de uma temática avançada, de maneira acessível.

O evento é coordenado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática. Em 2017, o Brincando de Matemático alcançou recorde de participantes.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo site até o dia 7 de julho. Mais informações pelo número 3361-3672 ou pelo e-mail petmatufpr@gmail.com.

 

II Matematiza

Com o tema “Simetrias” e também previsto para as férias escolares, o Matematiza reúne estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Nesta segunda edição, os acadêmicos do curso de Matemática ministrarão aulas, sob orientação de docentes do departamento. O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de julho e é realizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Matemática.

Saiba mais sobre o evento na página do PIBID. As inscrições seguem até 10 de julho.

 

Um dia na Matemática

No dia 10 de agosto, alunos do 3º ano do Ensino Médio poderão participar de uma atividade de extensão exclusiva. O evento conta com palestras e discussões que abordam o universo acadêmico do curso de Matemática, como forma de incentivar a escolha pela carreira.

A programação é desenvolvida por alunos, ex-alunos e docentes da graduação. Mais informações aqui.

 

Serviço

XIV Brincando de Matemático
Data: 17 e 20 de julho
Local: Prédio de Ciências Exatas, no Centro Politécnico
Horário: 8h e 12h
* Evento fornece certificado

 

II Matematiza
Data: 19 e 20 de julho
Local: Prédio de Ciências Exatas, no Centro Politécnico
Horário: 13h30 às 17h30
* Evento fornece certificado

 

Um dia na Matemática
Data: 10 de agosto
Local: Centro Politécnico
Horário: 13h30 às 17h30

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.