O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas ofertará, neste primeiro semestre de 2016, duas disciplinas optativas experimentais de graduação voltadas à questão do negro na cultura. A iniciativa partiu do professor Rodrigo Vasconcelos Machado, que coordena o grupo de pesquisa “As Poéticas Afro-Latinas” e ministrará as aulas.
De acordo com Machado, esta é uma temática ainda pouco trabalhada pelos professores nas escolas. “Precisamos difundir novas abordagens sobre o negro e a literatura. Por meio de iniciativas como essa, buscamos também envolver a comunidade e contribuir para um estudo ainda muito carente nas escolas da capital”, explica o professor.
Na disciplina “Literatura Negra Íbero-Americana [HE-1092]”, o objetivo é discutir a representação do negro na literatura e sua contribuição para a construção da identidade nacional. A partir de leituras de obras de escritores negros e de afrodescendentes, serão abordadas questões relacionadas à ressignificação e à valorização cultural das matrizes africanas.
Já pelos “Tópicos Especias de Design Gráfico I [HD-126]”, a intenção é partir da interface entre texto e imagem para elaborar diários “Afro-Fotobiográficos”. Assim, o curso possibilitará aos participantes vivenciar o processo de criação fotográfico e textual a partir da discussão sobre a problemática da afro-autobiografia/biografia, envolvendo roteiro de pesquisa, escolhas técnicas adequadas à temática e a preparação de um ensaio fotográfico final.
Inscrições
As inscrições e o início das aulas ocorrerão no mês de março. Podem participar alunos da UFPR e comunidade externa – desde que cursando alguma graduação ou já com curso superior completo. As aulas serão ministras às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, com carga horária de 45 horas/semestre.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com o professor Rodrigo Vasconcelos Machado pelo email rvmachado@yahoo.com.
Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro No dia 26 de setembro acontece […]
Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]
Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]
Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]