Pioneira no ensino e pesquisa do segmento geoespacial, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do departamento de Geomática, recebeu a doação do Receptor GNSS Trimble DA2 Geo da Santiago & Cintra e Trimble Inc. Estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia e geociências atendidos pelo Laboratório de Topografia (LabTopo) terão acesso ao equipamento.
Este receptor é o primeiro equipamento do LabTopo com a tecnologia GNSS pelo método PPP-RTK, que emprega um conceito inovador de geolocalização por satélites. O termo GNSS (Global Navigation Satellite System) é utilizado para designar sistemas de satélites que permitem que dispositivos determinem a localização precisa de um ponto na superfície terrestre, através de coordenadas geográficas.
O tradicional GPS (Global Positioning System) é um dos sistemas que integram o GNSS. O professor Paulo Sérgio de Oliveira Jr, do departamento de Geomática, explica que as aplicações do GNSS no campo da engenharia e das geociências são vastas e variadas, abrangendo desde a demarcação para o georreferenciamento e a locação de obras até o monitoramento de estruturas e atividades de navegação, entre muitas outras.
Incentivo
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas (PPGCG) da UFPR tem mais de meio século de tradição na formação de profissionais que atuam no segmento geoespacial nas principais instituições do Brasil. A excelência na área fez do departamento de Geomática ser agraciado com o receptor, em uma ação da empresa, que tem como objetivo incentivar o uso de geotecnologia através de doações para instituições de ensino reconhecidas nesse campo de atuação.
Para as equipes que irão utilizar o equipamento, a doação da Santiago & Cintra demonstra que “investir na educação é essencial para impulsionar o progresso e transformar o mundo. Com este novo equipamento, os estudantes e pesquisadores terão acesso às mais novas e avançadas tecnologias de posicionamento GNSS, por exemplo, a tecnologia ProPoint e RTX da Trimble”.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná participou em fevereiro deste ano de um projeto conjunto […]
Avaliação do órgão público de pesquisa da Espanha considerou o “acesso aberto ao conhecimento” gerado por cerca de 32 mil instituições.
Quatro grupos artísticos da Universidade Federal do Paraná recebem inscrições para o processo seletivo de 2025. Interessados da […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta sexta-feira (21) a primeira chamada complementar do Vestibular 2025. São […]