Imagem Padrão

Departamento de Geomática recebe doação de equipamento inovador de geolocalização

03 outubro, 2024
11:58
Por Lais Murakami
Ciência e Tecnologia

Pioneira no ensino e pesquisa do segmento geoespacial, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do departamento de Geomática, recebeu a doação do Receptor GNSS Trimble DA2 Geo da Santiago & Cintra e Trimble Inc. Estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia e geociências atendidos pelo Laboratório de Topografia (LabTopo) terão acesso ao equipamento.

Entrega do equipamento com os professores Alex Medina (vice-chefe do Departamento de Geomática), Regiane Dalazoana (coordenadora do Laboratório de Topografia), Paulo Sérgio de Oliveira Jr (Departamento de Geomática) e engenheiro cartógrafo Victor Ramos (S&C PR Soluções em Geomensura)

Este receptor é o primeiro equipamento do LabTopo com a tecnologia GNSS pelo método PPP-RTK, que emprega um conceito inovador de geolocalização por satélites. O termo GNSS (Global Navigation Satellite System) é utilizado para designar sistemas de satélites que permitem que dispositivos determinem a localização precisa de um ponto na superfície terrestre, através de coordenadas geográficas.

O tradicional GPS (Global Positioning System) é um dos sistemas que integram o GNSS. O professor Paulo Sérgio de Oliveira Jr, do departamento de Geomática, explica que as aplicações do GNSS no campo da engenharia e das geociências são vastas e variadas, abrangendo desde a demarcação para o georreferenciamento e a locação de obras até o monitoramento de estruturas e atividades de navegação, entre muitas outras.
Incentivo
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas (PPGCG) da UFPR tem mais de meio século de tradição na formação de profissionais que atuam no segmento geoespacial nas principais instituições do Brasil. A excelência na área fez do departamento de Geomática ser agraciado com o receptor, em uma ação da empresa, que tem como objetivo incentivar o uso de geotecnologia através de doações para instituições de ensino reconhecidas nesse campo de atuação.

Para as equipes que irão utilizar o equipamento, a doação da Santiago & Cintra demonstra que “investir na educação é essencial para impulsionar o progresso e transformar o mundo. Com este novo equipamento, os estudantes e pesquisadores terão acesso às mais novas e avançadas tecnologias de posicionamento GNSS, por exemplo, a tecnologia ProPoint e RTX da Trimble”.

Treinamento com equipamento GNSS no campus Centro Politécnico da UFPR – Fotos: Departamento de Geomática

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]