Foi realizada, no dia 14 de novembro, a comemoração dos 55 anos de criação do Departamento de Genética da UFPR. Criada em 1951 pelo professor Newton Freire-Maia a unidade é sinônimo de pesquisa de ponta na instituição. Suas pesquisas sobre genética humana e os estudos sobre os casamentos consangüíneos tiveram grande impacto, distinguindo o Departamento como uma referência internacional.
Pesquisas desenvolvidas na UFPR envolvem também áreas como a imunogenética e as neoplasias humanas, como as doenças hematológicas e os tumores de tecidos sólidos.
A participação do Departamento extrapola seus limites através da atuação de seus docentes no Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas, que oferece exames laboratoriais na área da Genética Médica e presta atendimento na forma de aconselhamento genético aos pacientes internados e seus familiares pelo SUS – Sistema Único de Saúde e às escolas especiais, como as APAEs.
Ainda a equipe do Laboratório de Citogenética do Departamento estabelece um serviço importante no diagnóstico das doenças hematopoéticas, realizando anualmente cerca de 700 análises cariotípicas de pacientes do Paraná e de outros estados do Brasil, além do exterior.
O professor Freire-Maia também criou o Centro de Estudos de Displasias Ectodérmicas, cujo trabalho inclui o aconselhamento genético, pesquisa, publicação de livros e trabalhos em periódicos especializados. Também reconhecido internacionalmente, esse Centro atende a inúmeras consultas vindas de 19 países. Após a morte do professor Freire-Maia, o Centro passou a se dedicar mais especificamente à pesquisa e ao Aconselhamento Genético da displasia ectodérmica – anormalidades do desenvolvimento de tecidos como unhas, pele, pêlos e glândulas sudoríparas e às displasias ectodérmicas associadas a deficiência auditiva. A atuação do Departamento inclui ainda as pesquisas com citogenética animal, genética vegetal e de microorganismos.
Fonte: Leticia Hoshiguti
Mais de 600 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, são vítimas de assassinato a cada ano […]
Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]