As inscrições devem ser feitas até 9 de setembro – o último dia para pedir isenção de taxa é 25 de julho
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Criado em 2006, o curso, que é gratuito, forma técnicos para o mercado de trabalho e já garantiu a centenas de estudantes não só uma profissão, mas também uma boa preparação para o ensino superior.
Entre os ex-alunos do curso de Petróleo e Gás que iniciaram ali trajetórias profissionais bem-sucedidas estão José Paulo de Oliveira Neto e Luana Izídio Flores, ambos empregados da Petrobrás atualmente. Embora seja formado em Engenharia Química pela UFPR, José de 23 anos, trabalha na estatal como técnico em petróleo e gás.
Ele conta que decidiu fazer o ensino médio no SEPT por causa da qualidade do ensino e também pelo fato de ser uma escola pública: “Eu não sabia nada sobre petróleo e gás, mas já durante o ensino médio fiz estágio numa multinacional petrolífera e acabei me identificando com a área. A estrutura do curso é excelente, com professores qualificados, laboratórios, esporte e restaurante”. Segundo José Paulo, o curso “exige muita maturidade do aluno e abre a visão sobre escolhas profissionais”.
Em 2023, já perto de se formar em Engenharia Química, José Paulo foi aprovado em concurso para técnico da Petrobrás e se mudou para o Rio de Janeiro, onde atua na Refinaria Duque de Caxias. “Hoje vivo uma realidade que há três anos era inimaginável para mim”, afirma. “É uma área extremamente promissora, pois o Brasil é muito eficiente na extração de petróleo e é muito provável que em algum tempo venha a estar entre os cinco maiores produtores do mundo. Além disso, a Petrobrás é uma empresa de transição de fontes de petróleo para fontes renováveis, o que abre muito campo para trabalho em pesquisa.”
Além do esperado
Luana Flores também é formada em Engenharia Química pela UFPR e foi aprovada no concurso para engenheira da Petrobrás em 2022. Mas, segundo ela, o marco definidor dessa trajetória foi o ingresso no curso de Técnico em Petróleo e Gás. “Eu não estaria onde estou hoje se não tivesse feito o ensino médio técnico. Graças a isso, optei pela Engenharia Química e consegui ir além do que estatisticamente era esperado para mim”, diz Luana. Ela é negra e foi criada apenas pela mãe, junto com o irmão, que tem Síndrome de Down e cuja aposentadoria foi a única renda da família por muito tempo. “Hoje tenho acesso à saúde e à educação e posso ajudar minha mãe.”
Aos 28 anos, Luana mora em São Paulo e trabalha em Santos, prestando suporte técnico para plataformas da Petrobrás. Ela conta que um dos aspectos positivos do curso de Técnico em Petróleo e Gás foi estimular sua autonomia e independência: “A maioria dos professores também dá aulas na graduação, então a gente já vive bem perto de um ambiente universitário; o estudante tem muita liberdade, mas precisa responder com responsabilidade. Isso forma caráter”.
Tanto Luana quanto José Paulo dizem que, entre seus colegas de turma, todos os que quiseram seguir carreira na área petrolífera conseguiram. Outros optaram por áreas diversas e não tiveram dificuldade em serem aprovados no vestibular.
O curso
“Nem todos os alunos egressos vão para as exatas ou tecnologias; temos também alunos que vão para Direito, Veterinária, Medicina, por exemplo. Nossos alunos vivem uma experiência dentro da UFPR e isso acaba preparando melhor para a graduação”, afirma o coordenador do curso de Técnico em Petróleo e Gás, professor André Barrios. Ele lembra que os alunos também têm oportunidade de trabalhar com projetos de pesquisa por meio da iniciação científica, além de participarem de projetos de voluntariado acadêmico e de projetos de extensão, enriquecendo ainda mais a experiência do ensino médio.
O curso é integrado ao ensino médio – portanto, tem disciplinas técnicas (voltadas para a formação em petróleo e gás) e regulares (como Língua Portuguesa, História, Matemática etc.). É totalmente gratuito e funciona em período integral (manhã e tarde). São 30 vagas, metade delas para estudantes que cursaram o ensino fundamental em escola pública.
Inscrições
Podem se inscrever no processo seletivo estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e que tenham no máximo 17 anos completos.
As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 60,00. Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até o dia 25 de julho para solicitar isenção de taxa. Tanto as inscrições quanto o pedido de isenção devem ser feitos pela internet, no site www.nc.ufpr.br.
A seleção será feita por meio de uma prova com 40 questões objetivas: 20 de Matemática (com peso de 60%) e 20 de Língua Portuguesa (com peso de 40%). Para ler o programa de prova, clique aqui.
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.
Confira as principais datas do Processo Seletivo para o curso de Técnico em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio:
25/07 – Último dia para pedir isenção de taxa de inscrição
09/09 – Último dia para inscrições (até as 17h)
10/09 – Prazo final para: a) envio de documentos comprobatórios de candidatos indígenas, quilombolas e com deficiência; b) comprovação de renda; c) solicitação de atendimento especializado no dia da prova
1/10 – Convocação de candidatos pretos e pardos para bancas de validação
19/11 – Divulgação do comprovante de ensalamento (às 18h)
23/11 – Aplicação da prova (às 14h)
Por Lorena Aubrift Klenk, do Núcleo de Concursos da UFPR
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]
A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]
O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]