Estudantes do curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram do 1º prêmio “Literludicidade de literatura digital infanto-juvenil”, lançado pelo curso em parceria com a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead). A obra vencedora foi “Tec Tip Tum Tan Gram”, de Debora Colley, Marcelo Renato Robert Loyola, Maria Izabel Klosienski e Marina Haluche Schmitz. O livro será publicado no formato digital, com ISBN, com o apoio técnico da equipe Cipead.
A obra vencedora foi “Tec Tip Tum Tan Gram”, de Debora Colley, Marcelo Renato Robert Loyola, Maria Izabel Klosienski e Marina Haluche Schmitz. Fotos: Divulgação
Receberam menção honrosa os livros “Xadrez?”, de Aline Maria Santos de Andrade, Joslaine Ferreira Martins, Kamila Roiane de Queiroz Pereira e Sammia Karla Mendes Dantas; e “O mundo de Jack e suas cores”, de Ana Paula Pareja Wolf, Danniely Vanessa Arcega, Elaine Cristina Borba dos Santos e Fabiane Pinheiro.
Livros de literatura infanto-juvenil foram criados coletivamente na disciplina de “Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” no primeiro semestre deste ano, ministrada pela professora Fernanda Silva Veloso. O enredo, as ilustrações e o texto foram desenvolvidos pelos estudantes e transferidos para plataformas que permitem a edição de e-books.
As 13 obras que concorreram ao prêmio foram avaliadas por uma comissão de professores UFPR de diferentes áreas de atuação. A premiação ocorreu no dia 9 de novembro durante a abertura do evento de extensão “Literludicidade: a interdisciplinaridade na Educação Básica mediada pelas tecnologias”, coordenado pela professora Gisele Adriana Maciel Pereira. O objetivo da premiação foi incentivar os estudantes a desenvolver seus próprios conteúdos/histórias e também compartilhar esse material com outros educadores das redes municipal e estadual de educação.
Falas em mesas redondas destacaram a atuação dos movimentos sociais e dos coletivos de periferia para viabilizar manifestações […]
De 22 de maio a 20 de junho, Curitiba recebe a exposição “Fanzine Ovo de Colombo”, que busca resgatar um momento histórico da mobilização estudantil paranaense.
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação UFPR Em 2025, a Lei nº 13.123/2015, conhecida como Lei da Biodiversidade, […]
A Universidade Federal do Paraná realiza, de quinta (22) a domingo (25), a primeira edição do Universo UFPR […]