Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas

Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo seletivo do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertado pelo Setor Litoral da UFPR. São 40 vagas, destinadas a candidatos que tenham alguma relação com o campo, seja como educadores, trabalhadores ou integrantes de movimentos sociais. A inscrição é gratuita.

O curso é organizado em dois tempos. O chamado Tempo Universidade consiste em 240 horas por semestre que os alunos cumprirão na Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pinhais, em contato direto com os professores. No Tempo Comunidade (160 horas por semestre), os alunos desenvolverão pesquisas e projetos em sua comunidade do campo e sua escola, com o auxílio do planejamento e acompanhamento pedagógico dos docentes do curso. O Tempo Comunidade, corresponde a 160 horas por semestre que somados as 240 horas do tempo universidade, perfazem as 400 horas semestrais obrigatórias do curso.

Podem concorrer às vagas candidatos que tenham concluído o ensino médio e que se enquadrem em uma das seguintes categorias:

a) Categoria 1 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo, escolas itinerantes pertencentes à rede estadual ou municipal, escolas comunitárias e escolas-família;

b) Categoria 2 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, associações e outros que desenvolvam suas atividades vinculadas à questão agrária e camponesa);

c) Categoria 3 – Pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, pescadores ou pescadoras, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas como regem as leis e decretos arrolados no item 1.3;

d) Categoria 4 – Pessoas atuantes nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores ou agricultores familiares, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil;

e) Categoria 5 – Filhos ou filhas de agricultores ou agricultores familiares, assentados ou assentadas, acampados ou acampadas, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores e trabalhadoras assalariados que atuem na agricultura familiar de acordo com a Lei n.º 11.326 da agricultura familiar.

Como se inscrever

O primeiro passo do processo de inscrição é preencher o formulário disponível no site do Núcleo de Concursos da UFPR. Para isso é preciso ter uma conta de e-mail do Google (@gmail.com). Depois, o candidato deve enviar os documentos que comprovem seu enquadramento na categoria escolhida. Os documentos podem ser enviados pelo próprio site ou pelos Correios.

A seleção e classificação dos candidatos será feita por meio de uma prova de produção de textos, sobre os seguintes temas: A educação no e do campo; A questão agrária no Brasil; O ensino de Ciências da Natureza e a agroecologia. As questões serão liberadas após a conclusão da inscrição de cada candidato, e podem ser envidas pela internet, num campo específico do formulário de inscrição, ou pelos Correios.

As informações detalhadas sobre a prova e o processo de inscrição estão no edital do processo seletivo(clique aqui para acessar).

Com informações do NC/UFPR

Sugestões

Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD) da Universidade Federal...
Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba
O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...