Imagem Padrão

Curso de Letras Italiano da UFPR passa a ter 15 vagas específicas

16 junho, 2008
00:00
Por

As novas vagas, previstas para o período da manhã, constam do edital de número 4/2008, divulgado pelo Núcleo de Concursos da UFPR. O edital estabelece as normas do vestibular deste ano.

O total de vagas ofertadas pelo vestibular da UFPR passou de 4.099 para 5.273 —um aumento de 28,6% em relação a 2007.

Até o vestibular do ano passado, os candidatos que pretendiam cursar Letras italiano precisavam se inscrever para 25 vagas comuns que, além do italiano, abrangiam ainda as opções de alemão, grego ou latim.

“Essas 15 novas vagas são uma conquista importante, algo pelo que lutávamos há muito tempo”, afirma a professora Lúcia Sgobaro Zanette, chefe do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR. “Existe a falta de professores de italiano no Estado.”

A UFPR é a única universidade que oferece o curso de Letras Italiano em Curitiba. No Paraná, apenas a Unioeste também possui tal habilitação, em Cascavel.

“Numa reunião recente com representantes da Secretaria Estadual de Educação, descobrimos que em 31 dos 33 núcleos da pasta no Paraná havia interesse pelo idioma italiano”, revela a professora Lúcia. “Nossa expectativa é de que haja uma grande procura de candidatos pelo curso.”

No México, o italiano é a terceira língua mais falada, depois do espanhol e do inglês. Além do italiano, a UFPR passa a ofertar em 2009 os novos cursos de japonês e polonês, com 20 e 10 vagas disponíveis, respectivamente.

As novas vagas foram possíveis graças ao REUNI – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais. Ao final dos cinco anos de implantação do programa, a UFPR deverá ofertar sete mil novas vagas na graduação e pós-graduação.

As inscrições ao vestibular serão abertas no próximo dia 17 de agosto. A taxa de inscrição será de R$ 72. Além dos 20% de vagas reservadas para as cotas sociais e outros 20% para as cotas raciais, este ano a UFPR terá uma vaga em cada curso para as pessoas com deficiência.

Professor-leitor- Desde 1978, o curso de Letras Italiano da UFPR conta com a participação de professores italianos, que desembarcam no Brasil através do programa “Professor-Leitor”.

No início deste ano, chegou à universidade a professora Sílvia Pozzati, uma dos dez profissionais italianos vinculados ao programa atualmente presentes no país.

O programa promove um intercâmbio internacional de professores, custeado pelo país de origem. Por um período máximo de cinco anos, os professores dão aula na universidade, além de atuar como agentes entre o consulado e a universidade.

“O ensino e o aprendizado de uma outra língua é algo estimulante, além do próprio contato com uma cultura diferente. Tem sido uma experiência fantástica”, afirma Silvia, que chegou em Curitiba há cerca de quatro meses e está fazendo o curso de Português para Estrangeiros mantido pela UFPR. “Já estou dando aula, e vejo um grande interesse dos alunos e muita curiosidade pelo fato de eu ter vindo recentemente da Itália.”

Intercâmbio- Na opinião do professor Antonio Carlos Gondim, assessor de Relações Internacionais da UFPR, as novas vagas do curso de Letras Italiano tendem a ampliar o intercâmbio de professores e estudantes da universidade com instituições italianas.

“Hoje, já temos uma forte cooperação com a Itália, e ela tende a aumentar”, afirma Gondim. “Esse intercâmbio é importante não apenas pelas questões científicas e tecnológicas, mas também pela interação cultural.”

A UFPR mantém atualmente acordos de cooperação com as universidades italianas de Pisa, Florença, Milão, Padova, Bologna e Parma, em diversas áreas do conhecimento.

Estima-se que vivem no Brasil cerca de 25 milhões de descendentes de italianos. No Paraná, seriam cerca de 3,7 milhões, o equivalente a 37% da população do Estado.

Foto(s) relacionada(s):


Os professores Antonio Gondim, Lúcia Zanette e Silvia Pozzati
Foto: Marcio Moreira do Santos

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]