Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Fisioterapia utiliza jogos virtuais no tratamento de pacientes do Hospital de Clínicas

Foto: Arquivo pessoal

Pacientes atendidos no ambulatório de Fisioterapia do Hospital de Clínicas da UFPR utilizam jogos virtuais para o tratamento de doenças musculoesqueléticas; neurológicas e cardiorrespiratórias.

Por meio da disciplina “Habilidades Fisioterapêuticas de média complexidade”, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná, os jogos são utilizados para o treinamento de equilíbrio, de força muscular e condicionamento cardiorrespiratório, no tratamento de pacientes com artrite reumatoide; fibromialgia; esclerose sistêmica; paralisia cerebral; esclerose lateral amiotrófica; distúrbios otoneurológicos, entre outras doenças.

Também chamada de “gameterapia”, o uso dos jogos virtuais aumenta a aderência dos pacientes ao tratamento, motivando a prática de exercícios físicos, melhorando a dor e a capacidade físico-funcional de crianças, adultos e idosos. As atividades têm supervisão das professoras Adriane Muller Nakato, Ana Marcia Delattre, Anna Raquel S. Gomes, Ariani Cavazzani Szkudlarek, Audrin Said Vojciechowski e Silvia Valderramas.

Fotos – Arquivo pessoal

O uso dos jogos virtuais, de acordo com as orientadoras, necessita da supervisão direta e constante de um fisioterapeuta, já que a prescrição dos exercícios terapêuticos, por meio dos jogos virtuais, deve ser individualizada. O monitoramento dos sinais vitais e sintomas relacionados a doença é necessário para evitar agravamento de sintomas e potencializar o ganho terapêutico.

O tratamento exige progressão gradativa das posições e intensidade dos exercícios prescritos. Um paciente realiza, por exemplo, treinamento sentado e, semanas depois, consegue fazer os exercícios em pé, o que demonstra melhora do equilíbrio.

As docentes explicam, ainda, que experiência técnico científica com gameterapia é um exemplo de pesquisa translacional, que usa conhecimentos da ciência básica para fornecer soluções práticas para problemas de saúde. O grupo de pesquisa, coordenado pela professora Anna Raquel Gomes, já publicou artigos científicos sobre o tema, com conteúdos inseridos no serviço de Fisioterapia do Hospital de Clínicas da UFPR.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...