Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Enfermagem da UFPR comemora jubileu de ouro nesta segunda-feira (27)

O Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) completou 50 anos de existência neste ano.  E nesta segunda-feira (27) pela manhã, aconteceu a solenidade do Jubileu de Ouro, no Auditório Ulysses de Campos da UFPR,  seguido do descerramento da placa comemorativa no prédio do curso de Enfermagem. 

A abertura da solenidade contou com a apresentação do Coral Terça Maior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e entre os coralistas. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Na mesa diretiva da solenidade estavam presentes: A vice-reitora da UFPR, Professora Graciela Ines Bolzón de Muniz; a Superintendente do Complexo Hospital de Clínicas UFPR, Professora Claudete Regianne; o vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde, professor Edison Luiz Almeida Tizzot; a chefe do Departamento de Enfermagem, Karla Crozeta Figueiredo e a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Laura Christina Macedo.

Como mesa estendida, tivemos a presença da Presidenta do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná, Ethelly Feitosa Rodrigues Santos; Representando a chefia da Divisão de Enfermagem do Complexo do Hospital de Clínicas, Sibeli Proença; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Professora Nen Nalú Alves das Mercês; Representando a coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde, professora Susanne Elero Betioli e a representante do Centro Acadêmico de Enfermagem, Thays Regina Furman.

História  

Criado por meio da Resolução nº 04, de 27 de maio de 1974, do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFPR, o Curso de Enfermagem da UFPR é o 8º melhor curso no Brasil e o 1ª melhor curso no Paraná. Veja o Ranking. Sua criação está ligada à história da enfermagem do Complexo do Hospital de Clínicas (CHC) da UFPR. As primeiras docentes do Curso de Enfermagem da UFPR eram enfermeiras do CHC. “Esse elo nos leva a reconhecer a importância desse hospital e de todos os profissionais de Enfermagem que o construíram e participam do processo de ensino, pesquisa e extensão universitária”, comentou a vice-coordenadora do Curso de Enfermagem UFPR, Fernanda Moura D’Almeida Miranda. 

Até hoje, o Curso de Enfermagem teve 34 coordenações, algumas das quais foram assumidas mais de uma vez pelo mesmo docente. Além disso, o curso já formou mais de 1900 enfermeiros, sendo a maioria do sexo feminino. 

Aqueles que fazem história no curso de Enfermagem. Foto: Leonardo Bettinelli

A graduação do curso é o alicerce da criação dos Programas de Pós-Graduação (PPG). Atualmente, conta com dois programas: o PPG Enfermagem e o PPG Prática do Cuidado em Saúde, que oferecem mestrado e doutorado acadêmico e profissional, respectivamente.

Dentre tantas conquistas e avanços, o curso  ainda possui uma revista científica denominada Cogitare Enfermagem com forte impacto para publicações nacionais e internacionais no âmbito da saúde.

Durante a trajetória do curso houve uma contribuição conjunta de docentes, técnicos-administrativos, discentes e egressos, todos são parte fundamental dessa construção histórica.

Comemorações 

Para as comemorações do seu Jubileu de Ouro foram realizadas atividades preparatórias ao longo de um ano, no dia 27 de cada mês.

As homenagens 

Durante os últimos dias foram diversas as homenagens recebidas pelo Poder Legislativo. No dia 16 de maio, o Deputado Federal Luciano Ducci proferiu um discurso em homenagem ao Jubileu de Ouro na Câmara dos Deputados. No dia 22 de maio, o Senador Flávio Arns no plenário do Senado proferiu o Voto de Aplauso pelos 50 anos do Curso de Enfermagem da UFPR. No mesmo dia, a vereadora Maria Leticia (PV), homenageou em sessão solene, os 50 anos do curso na Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (27), a Assembléia Legislativa do Paraná, durante a sessão plenária, dedicou um momento ao jubileu de ouro do Curso de Enfermagem. 

Homenagem na Câmara de Vereadores aos 50 anos do curso de Enfermagem. Foto: Leonardo Bettinelli

A iniciativa foi proposta pela deputada Márcia Huçulak (PSD) e contou com a presença de professores, coordenadores e alunos. Ainda na mesma data, a Assembleia promoveu uma homenagem Alusiva a Semana de Enfermagem e homenageou a professora Laura Christina Macedo, que compôs a mesa, e a professora Fernanda Moura D’Almeida Miranda. Ainda nesta segunda-feira, o Conselho Regional de Enfermagem publicou nas redes sociais uma homenagem pela comemoração dos 50 anos do Curso de Enfermagem da UFPR. Acompanhe aqui

Homenagem recebida na Assembleia Legislativa do Paraná – Alep. Foto: Orlando Kissner

Veja mais fotos da comeoração dos 50 anos do curso de Enfermagem aqui.

Sugestões

Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Simepar prevê inverno com pouca chuva, altas temperaturas e rápidas ondas de ar frio; saiba mais
Todo esse fenômeno será sob influência do fenômeno climático La Niña O inverno começa às 17h51 desta...
PPGTurismo UFPR recebe destaque no 18º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Evento realizado na UNIOESTE de Foz do Iguaçu reconheceu a UFPR com o maior número de aprovações entre...