Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual chega a 19ª edição

O 19º Curso de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual foi realizado nos dias 29 de fevereiro, no Anfiteatro do 4º andar da Maternidade do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo foram 138 inscritos no evento. 

O curso  é realizado anualmente, junto a chegada das novas turmas de residentes de tocoginecologia na instituição e faz parte do Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual do CHC. Sua dinâmica consiste em palestras sobre como é o acolhimento e assistência às mulheres vítimas de violência sexual, desde o seu ingresso no serviço, passando por uma equipe multiprofissional que fará todo o atendimento necessário de enfermagem, psicologia, médicos ginecologistas, legistas, e infectologistas, assistente social, entre outros profissionais. 

“Quando criei o curso, há 19 anos, pensava em melhorar o atendimento às adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual e o hospital universitário é o melhor local para isso, haja vista que temos liberdade sem interferência religiosa e/ou política ideológica”, pontua o professor Titular de Reprodução Humana da UFPR (aposentado desde julho de 2022)

O CHC é referência no atendimento multiprofissional às vítimas de violência sexual, com profissionais que trabalham em conjunto para o devido atendimento dessas mulheres. 

Atualmente quem está à frente do curso é o professor Associado e chefe do departamento de tocoginecologia da UFPR, Dênis José Nascimento.  “Estar a frente da coordenação é gratificante, pois ensinar, atualizar e trocar experiências com os vários profissionais participantes, torna o evento muito produtivo e com o sentimento de dever cumprido numa área extremamente delicada e que torna a mulher vulnerável nessas situações de violência. Saber como lidar com a situação transmitindo conhecimentos é fundamental também para que outros hospitais abracem essa assistência”

No final do evento foram feitas discussões e questionamentos com a plateia, que participou ativamente.

Através deste link, você pode ter acesso gratuito a livros sobre violência à mulher e outros.

Sugestões

Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD) da Universidade Federal...
Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba
O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...