A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou recentemente uma capacitação direcionada a técnicos do Instituto Água e Terra para aprofundar o conhecimento sobre ecossistemas campestres. O curso de extensão Ecologia e Diagnóstico de Ecossistemas Campestres integrou as atividades do Projeto de Extensão do Herbário EFC, voltado ao estudo de plantas nativas e à conservação da biodiversidade. A formação abordou condicionantes ambientais, fitogeografia, estado de conservação e aspectos legais relacionados ao licenciamento ambiental dessa fisionomia típica das regiões de altitude do Sul do Brasil.
Os campos naturais, que já ocuparam grandes áreas do Paraná, sofreram redução expressiva ao longo das últimas décadas. A pressão de atividades agrícolas, de silvicultura com espécies exóticas e da expansão urbana acelerou a perda desses ambientes. A facilidade de supressão e o desconhecimento sobre sua relevância ecológica têm contribuído para o avanço desse processo.
A capacitação foi conduzida pelo professor Christopher Thomas Blum e pelo pós-graduando Rodrigo Trompczynski Dall’Agnol. Reuniu 35 técnicos das Diretorias de Patrimônio Natural (DIPAN) e de Licenciamento e Outorga (DILIO) do IAT, além de outros profissionais. O objetivo foi qualificar equipes para o diagnóstico ecológico e a avaliação do estado de conservação das fisionomias campestres, oferecendo subsídios para políticas públicas e procedimentos de licenciamento ambiental.
O curso integra um conjunto de ações de pesquisa e extensão coordenadas pelo professor Blum no âmbito da Meta 4 do NAPI Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia. A iniciativa desenvolve instrumentos aplicados à conservação de fisionomias vegetais ameaçadas do Paraná e de seus serviços ecossistêmicos, com apoio da Fundação Araucária.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]