Curitiba será sede, de 17 a 21 de agosto, da 30ª Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP 2025), o mais importante evento internacional dedicado à saúde animal e às doenças parasitárias, com impacto direto na saúde humana. Quarenta anos após a última edição brasileira, realizada em 1985 no Rio de Janeiro. Já estão inscritos mais de 500 participantes de 38 países, entre pesquisadores, profissionais da saúde, representantes de governos, organismos internacionais e da indústria farmacêutica veterinária. As atividades serão no Viasoft Experience, na Universidade Positivo.
A programação inclui apresentações científicas, simpósios, workshops, e a entrega de prêmios de reconhecimento internacional à pesquisa. Destaque para a presença da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que realizará um simpósio oficial durante o evento, e da Fundação Gates, reconhecida por seu trabalho global em saúde pública, que também terá representantes no evento.
O evento é presidido pelo professor e médico veterinário Marcelo Beltrão Molento, da Universidade Federal do Paraná, e o Comitê Científico liderado pelos professores Lívio Martins Costa Junior (UFMA) e Domenico Otranto, presidente da WAAVP e docente da Universidade de Bari (Itália).
“O retorno do WAAVP ao Brasil após quatro décadas reflete o protagonismo crescente do país na área de saúde animal e na pesquisa veterinária. O evento deverá gerar intercâmbio científico, oportunidades de inovação, negócios e cooperação internacional em políticas públicas em saúde animal como estratégia essencial de saúde pública global”, diz Marcelo Beltrão Molento, que também é consultor da FAO/ONU e da Organização Mundial da Saúde/OPAS em assuntos de resistência aos antimicrobianos e saúde animal.
Ao final do Congresso, serão entregues três premiações relevantes de alcance mundial: Jovem Cientista, Mérito Científico e Serviços à Comunidade de Ensino (esse último foi recebido pelo professor Marcelo Molento em 2023, durante a conferência realizada na Ìndia).
Parasitologia Veterinária e Saúde Global
A conferência aborda uma ampla gama de temas ligados às doenças parasitárias, incluindo parasitas de animais domésticos, selvagens, de produção e aquáticos. O foco será o impacto dos parasitas no bem-estar animal, nos prejuízos econômicos – estimados em US$ 14 bilhões por ano no setor de produção animal – e na saúde humana.
Estima-se que 60% das doenças infecciosas humanas tenham origem zoonótica, com transmissão entre humanos e animais e vice-versa. Isso inclui doenças como tuberculose (transmitida por primatas, bovinos e cães), neurocisticercose, toxoplasmose, entre outras enfermidades comuns nos países em desenvolvimento. As zoonoses urbanas, como as que envolvem pombos, ratos e animais sinantrópicos, também estão no centro dos debates, sob a abordagem do conceito One Health (Saúde Única) – integrando saúde animal, humana e ambiental.
Entre os principais temas científicos, estarão a resistência aos medicamentos antiparasitários, o desenvolvimento de vacinas e diagnósticos, epidemiologia e modelagem com IA, parasitos em animais urbanos, silvestres e de produção e a necessidade de políticas públicas e educação em saúde animal.
O WAAVP 2025 reforça a importância estratégica da indústria veterinária, que detém 30% do mercado global de antiparasitários. Produtos para controle de sarna, carrapatos e vermes representam a maior fatia de medicamentos veterinários no mundo, especialmente no Brasil, um dos líderes do mercado.
Serviço – 30ª Conferência da Associação Mundial para o Avanço da Parasitologia Veterinária (WAAVP 2025)
Data: de 17 a 21 de agosto.
Local: Viasoft Experience, R: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Informações e inscrições: waavp2025.com
Com assessoria do evento/Daniela Licht
Por Flávia Keretsch, sob orientação de Mário Messagi Junior Nesta terça-feira (5), o Hospital de Clínicas da Universidade […]
O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos […]
Evento segue até domingo (10) e é hospedado no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba Com informações dos […]
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os resultados das pesquisas de avaliação interna aplicadas aos estudantes de […]