Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Covid-19: Parceria com CHC-UFPR oferece treinamento de paramentação e intubação de pacientes em hospitais de Curitiba

Treinamento de intubação utilizando modelos de cabeça – foto: arquivo DMI

A UFPR tem sido peça chave para o combate à covid-19 no Paraná por meio do Complexo do Hospital de Clínicas (CHC) em colaboração com o Departamento de Medicina Integrada (DMI) do curso de medicina. A iniciativa já treinou cerca de 400 profissionais de saúde nos procedimentos de paramentação e desparamentação de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e de manejo de via aérea de pacientes atingidos pela nova doença. Atuando também no Hospital do Trabalhador (HT).

A ação coordenada pelos professores do DMI, Akihito Inca Atahualpa Urdiales e Rebecca Saray Marchesini Stival. O treinamento iniciou dia 17 de março no Hospital do Trabalhador (HT) e vem se estendendo desde então com o treinamento de residentes das especialidades clínicas e cirúrgicas, médicos enfermeiros e professores do Hospital de Clinicas da UFPR. O esforço conta com o auxílio do médico cardiologista Rafael Miyazima e do chefe do DMI, professor Anderson Zampier Ulbrich, e dos residentes de clínica médica Melina Paula de Araújo Meskau, João Luis Beber e Nathalia Zorze Rosseto.

O treinamento utiliza equipamentos do Laboratório de Habilidades e Simulação do Setor de Ciências de Saúde que recriam situações reais, reproduzindo o ambiente hospitalar de atendimento ao paciente com covid-19, auxiliando o desenvolvimento das habilidades práticas dos profissionais.

Treinamento de intubação utilizando modelos de cabeça – foto: arquivo DMI

“Com base nas evidências disponíveis, o vírus Sars-CoV-2 é transmitido entre pessoas através de contato, gotículas e aerossóis. As pessoas com maior risco de infecção são aquelas que estão em contato próximo com um paciente com COVID-19 ou que cuidam de pacientes com a doença. É muito importante que os profissionais da área saúde da linha de frente no atendimento sejam capacitados e treinem constantemente sobre as técnicas de paramentação e desparamentação, evitando que haja falha na execução dessas técnicas previne-se a infecção desses profissionais”, destaca Urdiales.

Segundo Stival o manejo de via aérea do paciente com covid-19 tem algumas particularidades em relação a chance de aerossolização, quando partículas líquidas são dispersas no ar, podendo haver contaminação durante este procedimento, o que torna muito importante que o processo de intubação seja feita de forma adequada. O DMI forneceu os modelos de cabeça onde os profissionais podem treinar este procedimento e praticar.

O Hospital de Clínica também forneceu EPIs para os treinamentos. O processo de vestir e retirar estes trajes, chamado de paramentação e desparamentação, deve ser feito de maneira técnica para evitar que o profissional se exponha ao vírus. A unidade concentra uma vasta experiência no desenvolvimento de habilidades clínicas práticas e de simulação no ambiente das instituições de saúde, o que se mostrou essencial no combate à covid-19, dada a alta probabilidade de infecção de profissionais, justamente em um momento em que a capacidade do sistema de saúde será testada nos seus limites e cada profissional afastado fará falta.Outro treinamento oferecido é o de ultrassom para avaliação física mais direta dos pacientes que estão internados em caso grave.

Para Ulbrich é preciso destacar o esforço que os profissionais da saúde vêm tendo para conter a pandemia, aperfeiçoando suas técnicas para melhor atender os pacientes. O professor frisa que todos devem se somar às medidas de cuidado e prevenção, especialmente o isolamento social de todos que não têm necessidade de sair de casa e a quarentena dos que estão com os sintomas da doença ou tiveram contato com quem está.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

UFPR e Minc realizam teste de usabilidade vinculados ao projeto Soluções Digitais; saiba mais
A Plataforma Mapas Culturais representa uma importante ferramenta na administração da cultura do país,...
Gestão da UFPR e Comando de Greve Docente realizam reunião e avançam nas negociações
Em uma reunião realizada ontem (23/05) no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Museu paranaense de ciências forenses recebe a UFPR para visita técnica
Grupo de pesquisadores em Divulgação Científica da UFPR conhecem o Museu Paranaense de Ciências Forenses A...
UFPR sobe e está entre as 3,7% melhores instituições do mundo
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está entre as melhores do mundo na edição 2024 da lista global...