Coro feminino de Viena se apresenta neste sábado, 29, em Curitiba

Será um recital na Igreja São Francisco de Paula, Rua Saldanha Marinho, esquina com a Rua Desembargador Motta, às 16 horas.

O coro é formado por cinqüenta cantoras, que este mês estão em turnê pelo Brasil e tem regência do professor Vijay Upadhyaya. No recital, o grupo executará obras populares e clássicas (inclusive, composições do próprio regente).

Como ingresso, pede-se um quilo de alimento não perecível. O evento é uma promoção da Universidade de Viena, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Consulado da Áustria, da Paróquia São Francisco de Paula e do Rotary Club Curitiba-Norte.

PERFIL DO REGENTE – O diretor artístico do Coro e da Orquestra da Universidade de Viena, Mag. Vijaya Upadhyaya nasceu em Lucknow, na Índia. Começou já com 14 anos a carreira de músico dirigindo o coro da escola. Após finalizar os estudos com “Bachelor of Arts” em economia, história e literatura inglesa, começou os estudos de música na Áustria – na Faculdade de Música e Arte – e se formou 1994 em canto e regência de coros e orquestras.

Dirigiu orquestras na Áustria, Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Polônia, Chequia, Eslováquia, Turquia, Siria, Líbano, Armênia, Georgia, USA, Canadá, África do Sul, Chile e Argentina. Neste período gravou alguns CDs. Como professor deu aulas de regência tendo como tema as óperas de Mozart na Faculdade de Música em Tbilisi (Geórgia), Almaty (Kasachstan) e Beijing (China).

Atualmente dirige seis coros e orquestras da Universidade de Viena. Ele dirige também o “Viena Vocal Consort”, um Renaissance-Ensemble em Viena. Além disso, é encarregado pelo Ministério do Exterior de administrar “Cursos de Maestros” em canto e habilitação para regente, além de iniciar projetos de formação musical na China, Índia, no Irã, Indonésia, em Singapura e no Timor-Leste.

A PROGRAMAÇÃO:

Leo Delibes:Mass for women’s voices

Johannes Brahms: Ave Maria

Franz Schubert: The 23rd Psalm

Vijay Upadhyaya: Ave Maria

Robert Stolz: Meu canto preferido deve ser uma Valsa; Coronel você é um dos hússares; No prater as árvores estão novamente florindo

Franz Lehar: A viúva alegre Lábios Silêncio

Österreichische Volkslieder: Adoro estar nas montanhas; Não existe país mais lindo; Lindo é ficar junto; Quando você passa pelo vale; Atrás, junto do portão do galpão;

Johann Strauss: O Morcego; Beba meu amor, beba depressa; Irmãozinho; Meu senhor Marquis

Carl Zeller: O passarinheiro, Quando se doa rosas em Tirol

Rudolf Siecziynski: Viena, Viena só você