A Universidade Federal do Paraná produz muito mais que conhecimento ─ produz cidadania. Na terça-feira (13), foi realizada a primeira palestra do programa Viver a UFPR.
A palestra foi proferida pelo Tenente Coronel QOPM Loemir Mattos de Souza, comandante do Batalhão de Trânsito. O palestrante ressaltou que apenas as leis de trânsito não bastam se não houver uma mudança de comportamento. “A questão de trânsito começa com cada um, a partir do momento que sai de casa, obedecendo as regras de trânsito”, disse.
O Tenente Coronel Mattos apresentou as principais ações do BPTran, como as blitz rotineiras, projetos de conscientização quanto ao uso do cinto de segurança, orientações a motociclistas e pedestres, programas educativos e operações diurnas e noturnas. Mattos falou ainda sobre a importância de disseminação de informações educativas de trânsito e dos trabalhos de planejamento do batalhão ─ que incluem educação, fiscalização e engenharia.
Para o coordenador do programa Viver a UFPR, Álvaro de Souza, essa primeira palestra já apresentou resultados positivos, reunindo pessoas interessadas em melhorar a universidade. “Um dos objetivos é formar uma comissão interna de segurança de trânsito, pois juntos chegaremos à conscientização e mudança de cultura.”
“Chega de jogar responsabilidade para os outros. Temos que prezar pela conscientização. E mais uma vez a UFPR está dando exemplo com esse programa”, concluiu o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Victor Meirelles.
Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]
Evento organizado pela Universidade, junto a entidades e empresas locais, fomentou a inovação e o agronegócio Nos dias […]
A servidora Luana Oliveira Medeiros, lotada no Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu […]
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]