Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Contrato entre UFPR e Secretaria Estadual da Saúde levará Telessaúde a todos os municípios do Paraná

O reitor em exercício da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, e o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinaram contrato hoje (dia 2), em Curitiba, que garantirá a operação do Programa Telessaúde em todos os municípios do Paraná. Criado oficialmente em 2013 no Paraná, o projeto é voltado à saúde primária e visa tanto a melhoria da rapidez e da qualidade do atendimento, por meio de um moderno sistema de teleconsultoria, quando a capacitação dos profissionais da área médica.
A Secretaria da Saúde já obteve a adesão ao projeto de 309 cidades, em 367 pontos de atendimento, mas queria novas parcerias para garantir a total cobertura do sistema. “Essa ampliação só está acontecendo porque o Hospital de Clínicas deu retorno positivo ao nosso pedido de parceria e vai cobrir uma lacuna que outros centros de formação, lamentavelmente, não quiseram cobrir. O Hospital de Clínicas mostrou competência na execução do projeto. Com a expansão e usando tecnologia avançada, muito mais pessoas serão atendidas de maneira ágil e com mais qualidade”, avaliou Caputo.
Para Mulinari, a assinatura do contrato é prova da competência da equipe da UFPR e de que, quando um grupo decide fazer algo, mesmo em um momento de crise, consegue atingir seu objetivo. “A parceria vai garantir a continuidade do projeto, que é uma solução importante para a saúde pública e consolida o SUS (Sistema Único de Saúde) como a melhor opção de atendimento à população”, avaliou. O reitor em exercício da UFPR destacou também o fato de profissionais do campus da UFPR em Jandaia do Sul terem, hoje de manhã, firmado parceria com a Secretaria Estadual da Saúde para garantir a ampliação do teste do pezinho aos municípios.
Atendimento de qualidade
Iniciado em 2002 de forma embrionária no Hospital de Clínicas, o Telessaúde se tornou projeto-piloto em 2007, com investimentos recebidos em equipamentos e na plataforma utilizada para o sistema. Em 2013, parceria entre a UFPR, a SESA, quatro universidades estaduais e a Escola de Saúde Pública garantiu a operação do sistema, que atende a 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Em apenas 1,5 ano, o serviço prestou 20 mil consultas.
Participaram da assinatura ainda o chefe da Divisão Médica do HC, Edison Novak;
a coordenadora universitária doTelessaúde, Monica Silveira, e a superintendente de Atenção à Saúde da SESA, Márcia Huçulak. “O sistema possibilitou enormes avanços na redução de filas, no atendimento mais ágil e na melhoria da qualidade do serviço. A nova fase do projeto será um grande desafio para nós”, disse Novak.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...