Imagem Padrão

Conselho Universitário aprova moção em defesa da liberdade, da democracia e da universidade pública

17 outubro, 2018
UFPR

O Conselho Universitário (Coun), órgão máximo da Universidade Federal do Paraná, aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (17) uma moção em defesa da liberdade, da democracia e da universidade pública.

O texto repudia qualquer tipo de violência, demonstra preocupação com o atual momento político-eleitoral do País e reafirma a posição histórica da UFPR “em defesa da Constituição e de seus princípios fundacionais, como a democracia e os direitos fundamentais, em particular, o livre debate e o pensamento sem interdições”.

Leia a íntegra da moção, proposta pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que preside o Conselho Universitário.

MOÇÃO DO COUN EM DEFESA DA LIBERDADE, DA DEMOCRACIA E
DA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Atenta ao atual momento político-eleitoral do País, a Universidade Federal do Paraná vem a público para reafirmar sua posição histórica em defesa da Constituição e seus princípios fundacionais como a democracia, os direitos fundamentais, em particular, o livre debate e o pensamento sem interdições.

Nos últimos meses, assistimos com preocupação ao crescimento de uma onda de intolerância, de irracionalidade e de boataria, em detrimento da sensatez, da ponderação e da informação qualificada. Nesse cenário, liberdades que o País custou a reconquistar voltam a ser ameaçadas, inclusive na Universidade, que é, por vocação, um espaço de livre debate, de tolerância e de respeito ao contraditório. Lamentavelmente, episódios de violência, tentativas de restrição ao direito de reunião e manifestações anônimas de cunho autoritário e antidemocrático (como inscrições em paredes e muros) já foram registrados em nossos espaços.

A UFPR repudia veementemente qualquer tipo de violência, física ou simbólica, e agirá para que sejam apuradas as denúncias que eventualmente receber, assim como para acolher e apoiar vítimas de qualquer forma de violência. Temos a convicção de que o caminho que nos levará a um futuro melhor passa necessariamente pela ciência e pela educação. É pela educação que edificaremos uma nação mais justa e desenvolvida – jamais pela manipulação de informações, pela desqualificação do outro, pelo desrespeito ao diferente e pela restrição de liberdades.

A UFPR coloca-se mais uma vez como um espaço de resistência à violência e como guardiã dos valores democráticos e civilizatórios, do estado laico, e do respeito a uma cultura de garantias de direitos humanos.

Sala das Sessões, em 17 de outubro de 2018.

Ricardo Marcelo Fonseca

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.