Em comemoração aos seu percurso de 20 anos de atuação, completados em 2015, a Companhia de Teatro Palavração da UFPR já está organizando um acervo de história e memórias do grupo. Para isso, estão sendo catalogados pesquisas e impressos para resgatar esse material visual.
Em parceria com a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e com o Setor de Arquivo da universidade serão digitalizados os demais documentos que somam informações à celebração do vigésimo aniversário da companhia. Enfim, a mostra alusiva aos 20 anos será exposta em breve, no Memorial de Curitiba e no “Festival de Inverno da UFPR em em Antonina”, previsto para o mês de julho próximo.
Colaboração – Lembrando que os ex-integrantes do grupo que desejem colaborar com fotos, matérias de jornais e/ou outros materiais referentes à comemoração podem entrar em contato pelo email: palavracao@ufpr.br.
História – A Companhia de Teatro Palavração foi fundada em 1995, pelo professor e diretor Hugo Mengarelli – na época lotado no Departamento de Artes da UFPR (Deartes), a convite da Proec. Estreou sua primeira produção em 1996, seguindo com o trabalho da companhia que também o inspirou para criar o Teatro Experimental da UFPR (Teuni), em 1998.
Ainda hoje, uma das missões do Palavração é oportunizar a seus integrantes um espaço para desenvolverem pesquisas de criação dentro das artes cênicas, apresentando os resultados nas temporadas de apresentações abertas ao público e, ao mesmo tempo, buscando levar esse trabalho a outros palcos do país.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]