Imagem Padrão

Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde comemora 13 anos

26 outubro, 2016
13:23
Por
UFPR
30281295160_c794dc8fd9_z

Vice-reitor e membros do CEP -SD comemoram aniversário do comitê.

O Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde (CEP-SD) da UFPR, criado em 2003, realizou hoje (26) uma cerimônia para comemorar seus 13 anos de atividade. O comitê aprecia projetos de pesquisa envolvendo seres vivos e possui responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética, de modo a garantir e a resguardar a integridade e os direitos dos voluntários sujeitos passivos dos projetos de pesquisa e extensão.

O CEP-SD conta com um grupo multiprofissional de pessoas que fazem parte do colegiado para garantir a eticidade das pesquisas. Estes encarregados, ao analisarem os protocolos básicos de pesquisa, avaliam os preceitos da ética na investigação com seres humanos, que segundo a coordenadora do CEP-SD, Ida Gubert, são: “a autonomia da pessoa em participar ou não da pesquisa, a avaliação dos riscos e benefícios da investigação e a avaliação dos critérios éticos de como o participante é abordado para integrá-la”.

Todas as pesquisas envolvendo seres humanos realizadas na instituição devem ser submetidas à Plataforma Brasil, uma base nacional unificada de registros dessas pesquisas para todo o sistema CEP/Conep. As atividades envolvendo a ética em pesquisa são norteadas pela Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

A celebração, que ocorreu na sala de reuniões do Setor Saúde, teve a presença do vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, que destacou a importância do comitê para a universidade. “O CEP-SD é uma estratégia de interface entre a comunidade acadêmica e a sociedade que visa auxiliar na proteção do sujeito da investigação e do pesquisador, uma vez que fomenta a pesquisa de qualidade e a segurança de todos os participantes desse processo”.

O CEP-SD se reúne na sede da direção do Setor Saúde, na Rua Padre Camargo, 285.

 

Sugestões

09 agosto, 2025

Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]

09 agosto, 2025

O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]