Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Começou nesta segunda-feira o Seminário de Internacionalização da Pós-Graduação e da Pesquisa

O Seminário de Internacionalização da Pós-Graduação e da Pesquisa teve início nesta semana. A mesa de abertura contou com a presença da vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) / UFPR, Francisco de Assis Mendonça, André Macedo Duarte, coordenador da agência internacional da UFPR, e do diretor do setor de ciências jurídicas da UFPR, Sérgio Said Staut Júnior. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, saudou os presentes no evento por meio de um vídeo.

Mesa de abertura do Seminário de Internacionalização da Pós-Graduação e da Pesquisa. foto: Marcos Solivan.

Essa é uma oportunidade de poder compartilhar todas as experiências da ciência com toda a comunidade acadêmica, através painéis e reuniões temáticas dos 16 projetos de pesquisa contemplados no edital Capes/Print em 2018 – o programa institucional de internacionalização da UFPR recebeu, desde 2018, mais de 48 milhões de reais, sendo uma das 36 instituições de ensino e pesquisa contempladas na época.

“O Print da UFPR foi um dos maiores programas dos 36 aprovados pela Caps. A UFPR conseguiu com o nosso programa em torno do segundo ou terceiro lugar dentro dos maiores programas e desde que ele foi implantado em 18 e até hoje, 5 anos, ele trouxe marcos fundamentais em termos de quantidade. Nós nunca tivemos antes do Print a recepção de tantos pesquisadores do mundo, estudantes, quanto enviar para o exterior pesquisadores e professores da universidade, e estudantes”, pontuou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG)/ UFPR, Francisco de Assis Mendonça.

O seminário, que é organizado pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação tendo a colaboração da agência UFPR internacional, é um ponto de encontro para entender o real estágio da internacionalização da pesquisa produzida na UFPR. Os principais painéis do evento estão sendo transmitidos ao vivo no canal da UFPR TV – Eventos, no Youtube.

A vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz, comenta sobre esse marco. “O Caps/Print foi um marco importante para a instituição. Nós já tínhamos a internacionalização, mas achamos melhor reforçar, e com os cursos atingimos o marco da ciência e internacionalização para continuar com a união de todos os programas de pós-graduação e associar os fortes, apoiar os fracos, para todos se fortalecerem. Para que a universidade possa se destacar. A universidade passou de oitavo lugar para quarto lugar na pesquisa e na pós-graduação”.

Ressaltando que em paralelo das áreas temáticas, estão sendo oferecidas atividades por meio do Programa Estendido. Acompanhe pelo link em português ou inglês.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Psicologia para todos: Vivências musicais para qualidade de vida na doença de Parkinson
A atividade será realizada no dia  30 de abril, às 11h, através do Projeto Psicologia para Todos,...
Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...