O Seminário de Internacionalização da Pós-Graduação e da Pesquisa teve início nesta semana. A mesa de abertura contou com a presença da vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) / UFPR, Francisco de Assis Mendonça, André Macedo Duarte, coordenador da agência internacional da UFPR, e do diretor do setor de ciências jurídicas da UFPR, Sérgio Said Staut Júnior. O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, saudou os presentes no evento por meio de um vídeo.
Essa é uma oportunidade de poder compartilhar todas as experiências da ciência com toda a comunidade acadêmica, através painéis e reuniões temáticas dos 16 projetos de pesquisa contemplados no edital Capes/Print em 2018 – o programa institucional de internacionalização da UFPR recebeu, desde 2018, mais de 48 milhões de reais, sendo uma das 36 instituições de ensino e pesquisa contempladas na época.
“O Print da UFPR foi um dos maiores programas dos 36 aprovados pela Caps. A UFPR conseguiu com o nosso programa em torno do segundo ou terceiro lugar dentro dos maiores programas e desde que ele foi implantado em 18 e até hoje, 5 anos, ele trouxe marcos fundamentais em termos de quantidade. Nós nunca tivemos antes do Print a recepção de tantos pesquisadores do mundo, estudantes, quanto enviar para o exterior pesquisadores e professores da universidade, e estudantes”, pontuou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG)/ UFPR, Francisco de Assis Mendonça.
O seminário, que é organizado pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação tendo a colaboração da agência UFPR internacional, é um ponto de encontro para entender o real estágio da internacionalização da pesquisa produzida na UFPR. Os principais painéis do evento estão sendo transmitidos ao vivo no canal da UFPR TV – Eventos, no Youtube.
A vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz, comenta sobre esse marco. “O Caps/Print foi um marco importante para a instituição. Nós já tínhamos a internacionalização, mas achamos melhor reforçar, e com os cursos atingimos o marco da ciência e internacionalização para continuar com a união de todos os programas de pós-graduação e associar os fortes, apoiar os fracos, para todos se fortalecerem. Para que a universidade possa se destacar. A universidade passou de oitavo lugar para quarto lugar na pesquisa e na pós-graduação”.
Ressaltando que em paralelo das áreas temáticas, estão sendo oferecidas atividades por meio do Programa Estendido. Acompanhe pelo link em português ou inglês.
O Departamento de Química da UFPR promove de 3 a 14 de fevereiro a VI Escola Brasileira de […]
Na última sexta-feira (17), os mais de 4 mil aprovados no Vestibular 2025 da Universidade Federal do Paraná […]
O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro A chuva forte […]
Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever […]