Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Começa a Semana Integrada de Ciências Agrárias – SICA 2023

Com uma cerimônia que contou com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e outras autoridades acadêmicas, foi aberta a Semana Integrada do Setor de Ciências Agrárias (SICA 2023), na segunda-feira, 22 de maio. O evento é organizado pelos centros acadêmicos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, com atividades até dia 26 de maio. A semana tem mais de 1500 inscritos, que irão participar de cursos, visitas técnicas e palestras, organizados e ministrados por mais de 200 profissionais convidados, abrangendo 36 empresas.  A SICA 2023 comemora os 50 anos do Setor de Ciências Agrárias.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a tradição de mais de 100 anos dos cursos do setor, que fazem a diferença no desenvolvimento agrário do Paraná. E lembrou que a semana acadêmica celebra a pesquisa e a ciência feita na universidade pública.

O diretor do Setor de Ciências Agrárias (SCA), professor, Volnei Pauletti, ressaltou a importância do Setor, que tem cinco cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação, sendo dois deles com conceito 6 da Capes.  E elencou alguns fatos importantes sobre a produção acadêmica: “Aqui no SCA foi feito o primeiro implante de marcapasso em cães. Aqui foi selecionada a variedade de cana mais plantada do Brasil. Este Setor abriga o projeto que preserva e reproduz a genética do porco moura. Temos o primeiro curso de Engenharia Florestal do País e diversos projetos de agricultura de baixo carbono. E temos o Nita (Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária), que orienta políticas públicas na integração da agricultura, pecuária e floresta”.

Entre as presenças na cerimônia de abertura estão a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Maria Rita de Assis Cesar; o vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, prof. João Carlos Bespalhok Filho, a diretora do IDR, Laís Gomes; o diretor técnico da Seab, Benno Henrique Weigert Doetzer; o presidente do Sindicato dos Zootecnistas do Paraná, Celso Vedan; e o diretor estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas ABZ, Ulysses Cecato, além de professores,  estudantes e servidores técnico-administrativos da UFPR.

Durante a SICA 2023, as atividades teóricas, em sua maioria, serão realizadas no campus Cabral do Setor de Ciências Agrárias da UFPR,  A Fazenda Canguiri vai sediar as atividades práticas. Além disso, o Cifloma também será um dos locais de realização do SICA 2023, com atividades práticas e teóricas.

Reitor fala durante o evento. (fotos Marcos Solivan)

Sugestões

NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...
Alunos de Design apresentam trabalho no Chile
Os estudantes estiveram na Universidade de Valparaíso para apresentar sobre design e mobilidade urbana. Durante...
Nova seleção de Bolsistas - Projeto de Extensão Mapas Culturais: Mapeamento e Gestão Cultural
Edital Prorrogado . Inscrições abertas até este domingo (23) Estão abertas as inscrições para seleção...
Estudantes de Publicidade e Propaganda criam curso gratuito e online de Comunicação Visual
Está disponível pela plataforma institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aberta um curso...