Com inscrições gratuitas, 75ª Reunião Anual da SBPC começa neste domingo (23)

21 julho, 2023
09:25
Por Jéssica Tokarski
UFPR

Será uma semana cheia de atrações para todos os interesses e idades! Cerimônia de abertura será no Teatro Guaíra, em Curitiba, dia 23, às 18h, com transmissão online. A programação, com centenas de atividades, segue ao longo da semana, de 24 a 29 de julho, no campus Centro Politécnico da UFPR

A 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa neste domingo (23) com uma grande solenidade de abertura no Teatro Guaíra, em Curitiba. Com participação de autoridades nacionais e estaduais e apresentações culturais locais, a cerimônia será realizada a partir das 18 horas e terá também transmissão on-line pelos canais da SBPC e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no YouTube. A cerimônia será gratuita e aberta ao público, para participar presencialmente os interessados devem realizar cadastro neste link.

O maior evento científico da América Latina será realizado no campus Centro Politécnico da UFPR ao longo de toda a semana, do dia 24 até o sábado (29) e será palco de centenas de atividades gratuitas voltadas a todas as idades e interesse.

Eventos científicos

O evento reunirá ministros de Estado, representantes do Governo Federal, especialistas e personalidades de diversas áreas para discutir o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”.

Com mais de 220 atividades, a programação científica desta edição abrange uma ampla variedade de temas relevantes para o Brasil e para o mundo. Serão 131 debates presenciais e 93 virtuais, visando engajar e inspirar especialmente o público jovem. A programação completa está disponível no site do evento.

Esta edição da Reunião Anual contará com conferências dos ministros Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nísia Trindade Lima, da Saúde; e Camilo Santana, da Educação.

Para discutir o setor de ciência, tecnologia e inovação, o evento contará com a participação de grandes nomes do setor, dentre eles, Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Odir Dellagostin, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG).

O evento realizará reuniões preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com representantes de instituições científicas e tecnológicas de todo o País. A proposta é reunir insumos para a construção coletiva do evento, previsto para ocorrer em 2024 e que desenhará a estratégia de políticas públicas para o setor.

A SBPC ainda trará cientistas reconhecidos internacionalmente para debater questões cruciais relacionadas ao meio ambiente. Entre esses pesquisadores  estão Paulo Artaxo, professor-titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP),  vice-presidente da SBPC e um dos cientistas brasileiros mais citados internacionalmente; Carlos Alfredo Joly, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da Plataforma Brasileira de Biodiversidades e Serviços Ecossistêmicos (BPBES); e Carlos Afonso Nobre, um dos mais renomados climatologistas do País e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas.

Os debates sobre os povos originários também serão destaque do evento, contando com a participação de especialistas e líderes indígenas como Kretã Kaingang, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) – região Sul. Temas como “Direitos indígenas no Brasil”, “Saberes indígenas: utopias que inspiram esperança e vida em tempos de crise socioclimática” e “Década internacional das línguas indígenas: por quê e para quê foi proposta pela Unesco?” são alguns dos assuntos discutidos ao longo da semana.

Diversos debates relacionados à tecnologia e educação estão na pauta da 75ª Reunião Anual, dentre eles, os impactos do ChatGPT e da Inteligência Artificial, a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na educação, e o Novo Ensino Médio. Para debatê-los, a entidade reunirá especialistas como Geovana Mendonça Lunardi Mendes, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Sessão de Pôsteres deste ano irá expor 236 trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências de ensino-aprendizagem e relatos de caso ou experiências.

Além da programação científica de excelência, os participantes poderão participar da ExpoT&C, que celebra 30 anos. A maior mostra de ciência e tecnologia do País reunirá expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas, como o Centro Alemão de Inovação em Pesquisas (DWIH), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o CNPq e a Capes.

Poty, Mascote da SBPC Jovem, no espaço do Centro politécnico da UFPR.

SBPC Jovem

Na SBPC Jovem, que também comemora 30 anos em 2023, os participantes poderão explorar exposições interativas, visitar museus e laboratórios, participar de oficinas e bate-papos. Entre os destaques estão o Circo da Ciência e o Ciência Móvel, com museus e laboratórios itinerantes de diversos estados do País reunidos no Centro Politécnico da UFPR.  A atividade ainda contará com espaços temáticos como o “Ciência menina”, “Espaço robótica e Arena gamer”, além de exposições interativas, oficinas e bate-papos com cientistas, tudo voltado para estudantes do ensino básico e do público em geral. Para a atividade, o evento já conta com a visita agendada de centenas de escolas de toda região, que levarão cerca de 15 mil pessoas, entre alunos e professores ao evento.

SBPC Cultural

E para relaxar e se divertir, o evento promoverá a SBPC Cultural. Com uma programação diversificada, o objetivo será exaltar as diversas identidades culturais do Paraná. A Alameda Cultural, localizada no campus Centro Politécnico da UFPR, será o principal espaço dedicado à arte e à cultura, com apresentações de música, dança, teatro e exposições.

Somam-se à Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba, como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger, que receberão uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas.

74ª Reunião Anual da SBPC (2022) na UnB. Foto: Jardel Rodrigues/SBPC

Dia da família na ciência

O evento será encerrado em 29 de julho com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, um sábado dedicado à comunidade com atrações distribuídas nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por pesquisadores. O Dia da Família na Ciência também é gratuito e aberto a todas as crianças, jovens e seus familiares.

Acessibilidade e inclusão

Um destaque importante desta Reunião Anual da SBPC é o esforço dos organizadores para realizar um evento acessível e inclusivo. Para tanto, as instalações do campus Centro Politécnico da UFPR contarão com rampas e elevadores para facilitar o trânsito dos participantes e todas as atividades contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ainda serão disponibilizadas seis salas calmas (espaços silenciosos para pessoas neurodivergentes), um canal de atendimento (em português e em libras) e mais de 100 monitores preparados para auxiliar quem necessitar.

Durante o evento, será possível desfrutar da cidade de Curitiba, por meio de algumas parcerias realizadas entre a organização do evento e alguns bares e restaurantes da cidade. As promoções terão validade somente durante o período do evento e mediante a apresentação do crachá do evento, em nome do portador. Acompanhe pelo site local do evento.

75 anos levando ciência a todo o Brasil 

Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil e que, ininterruptamente, realiza desde 1949 sua Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro, prioritariamente em uma instituição de ensino superior. Aberto a todos e gratuito, o evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades, gestores, e formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As atividades do evento têm livre acesso a todos. A única atividade que requer matrícula antecipada (e com taxa) são os webminicursos, que estão com inscrições abertas até 26 de julho. Ao todo, são 32 webminicursos com temas em diversas áreas do conhecimento propostos pela SBPC, UFPR e algumas das sociedades científicas afiliadas à SBPC.

Quem fizer a inscrição no evento e, também, o credenciamento, entre 24 e 28 de julho na Secretaria da SBPC instalada na UFPR – campus Centro Politécnico, obterá o certificado online de participação geral (sem carga horária e sem especificar as atividades frequentadas).

Acompanhe todas as informações sobre o evento pelo site.

Por Jornal da Ciência

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.