UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Coletivo negro realiza 1ª Jornada de Comunicação e Raça na UFPR

Pela primeira vez, em 59 anos de existência, o departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná receberá uma série de eventos voltados para a questão negra, abrangendo academia, sociedade e cultura: a 1ª Jornada de Comunicação e Raça. Os encontros serão realizados entre 21 de setembro e 9 de novembro, às quintas-feiras, das 19h às 21h, nos auditórios dos setores de Ciências Agrárias, Comunicação e Reitoria.

Elaborada por estudantes e docentes da universidade, a jornada visa reunir toda a comunidade acadêmica para participar deste acontecimento histórico. A relação entre comunicação, negritude e cultura são os principais temas da “1ª Jornada de Comunicação e Raça”. O evento é realizado pelo Comunica Black, coletivo negro de comunicação social da UFPR, em conjunto com a disciplina optativa de Comunicação e Raça, ministrada pelos professores Juliana Barbosa e Marcelo Garson.

O objetivo é promover um amplo debate sobre a questão racial nos campos acadêmicos, socioculturais e profissionais, integrado com toda a sociedade civil. Dessa forma, procura-se estabelecer formas de incentivar o trabalho exercido por pessoas negras; e a mudança de paradigmas nos ambientes ocupados por uma maioria branca, tornando esses espaços mais inclusivos. Em síntese, a iniciativa é um marco que planeja reunir diversas áreas ligadas à negritude e incentivar a participação e protagonismo nos espaços acadêmicos e públicos.

O evento será dividido em cinco encontros com temáticas diversas que dialogam com a negritude. As rodas de conversa vão reunir profissionais, pesquisadores e professores que estudam e trabalham com a temática em conjunto com a comunicação e a cultura. A abertura da jornada acontecerá no dia 21 de setembro, no auditório do setor de Ciências Agrárias, e reunirá pesquisas realizadas no Departamento de Comunicação da UFPR.

Entre os convidados do primeiro encontro estão: Felipe Cardoso, publicitário com mestrando em Comunicação pela UFPR, militante do Movimento Negro Maria Laura, coordenador do Cursinho Popular Pré-vestibular Inserção, organizador do livro “Fragmentos Negros — perspectivas sobre a presença negra em Joinville/SC”; Mayara Cruz Brito, publicitária formada pela UFPR que trabalha como mídias sociais na Fundação de Apoio à universidade; Alana Cunha, graduada em Relações Públicas pela UFPR, desenvolve pesquisa sobre o conceito de afrofuturismo na comunicação audiovisual; e Valquíria John, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da UFPR.

O segundo encontro tem como temática a presença negra e feminina na academia, reunindo pesquisadores e profissionais da comunicação e linguagens. O terceiro dia de evento terá a participação da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD-UFPR). Já o quarto encontro será realizado no formato online e terá como foco os temas negritude, comunicação e coletividade, reunindo profissionais da área de Relações Públicas. Por fim, o encerramento da jornada ocorrerá na sala Homero de Barros, na Reitoria, e abordará questões socioculturais, com a participação de artistas do Hip Hop e do Samba, trancistas e personalidades ligadas à Capoeira.

As rodas de conversas são destinadas aos estudantes, aos professores e ao público que se interessa pela temática. Será fornecido um certificado de horas complementares para aqueles que comparecerem em, no mínimo, três reuniões. Durante os eventos, haverá diversos QR CODES disponíveis no local para inserir informações dos participantes e auxiliar no recebimento da documentação após o término da jornada. Por conta do espaço, o número de vagas é limitado.

Os detalhes da programação estão descritos abaixo. A cobertura da jornada estará disponível no Instagram do Coletivo Comunica Black e no site do Jornal Comunicação, jornal laboratório do curso de jornalismo.

Serviço: 1ª Jornada de Comunicação e Raça
Encontro 1: Pesquisas de Comunicação e Raça na UFPR
Data e Horário: 21/09, das 19h às 21h
Local: Auditório do Setor de Ciências Agrárias — UFPR
Endereço: Rua dos Funcionários, 1540 — Juvevê

Encontro 2: Intelectuais Pretas
Data e Horário: 28/09, das 19h às 21h
Local: Auditório do Departamento de Comunicação — UFPR
Endereço: Rua Bom Jesus, 650 — Juvevê

Encontro 3: Pesquisas Antirracistas na UFPR
Data e Horário: 05/10, das 19h às 21h
Local: Auditório do Departamento de Comunicação — UFPR
Endereço: Rua Bom Jesus, 650 — Juvevê

Encontro 4: Coletivos Pretos
Data e Horário: 26/10, das 19h às 21h
Local: Formato online

Encontro 5: Cultura Preta
Data e Horário: 09/11, das 19h às 21h
Local: Auditório Homero de Barros (Reitoria) — UFPR. Edifício Dom Pedro l, 1°andar.
Endereço: Rua General Carneiro, 460 — Centro

Sugestões

Licenciandas da UFPR apresentam trabalhos premiados no IX Encontro Nacional de Licenciaturas
Duas estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram seus trabalhos...
Gratuito, curso livre de cuidados a idosos hospitalizados está disponível na UFPR Aberta
Curso “Avaliação multidimensional da pessoa idosa hospitalizada” tem carga horária de 80...
Editora UFPR publica quinta edição da Tinteiro; veja como acessar
Revista é lançada desde 2018 com o objetivo de disseminar as produções literárias e científicas regionais A...
Prograd desenvolve relatório e apresenta novas funcionalidades do Programa de Orientação Acadêmica
Durante as ações de suporte voltadas aos Programas de Orientação Acadêmica (POA) dos cursos de graduação,...