Duas professoras do Setor de Ciências Biológicas da UFPR foram homenageadas na terceira edição da publicação Pioneiras da Ciência no Brasil, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Glaci Teresinha Zancan (1934-2007), do Departamento de Bioquimica, e Danuncia Urban, do Departamento de Zoologia, estão entre os 15 novos verbetes do projeto, lançado em março de 2013. São selecionadas cientistas de diversas áreas do conhecimento que tiveram relevante atuação como pesquisadoras e contribuíram para a formação de suas áreas e para o desenvolvimento da ciência.
O objetivo é dar visibilidade às mulheres e suas contribuições, tendo em vista que, muitas vezes, as participações femininas foram menos reconhecidas em função das relações de gênero.
Para elaboração do material, o CNPq recebe indicações de nomes e informações de vários pesquisadores e instituições. Também foram consultadas as informações do Setor de Documentação do CNPq e das associações científicas, particularmente o arquivo da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM). O CNPq e a SPM pretendem continuar com a homenagem às mulheres pioneiras, destacando aquelas que foram precursoras em cada área do conhecimento.
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]