Circuito Cultura e Arte UFPR leva programação gratuita para Matinhos neste fim de semana

O município de Matinhos terá uma série de atividades artísticas e culturais neste fim de semana. É o Circuito Cultura e Arte da UFPR, que começou na terça-feira (12) com um concerto do premiado pianista curitibano Estefan Iatcekiw, de apenas 14 anos. O Circuito é  uma prévia do Festival de Inverno de Antonina, que acontece de 14 a 21 de julho.

Esta é a segunda edição do Circuito Cultura e Arte, que visa ampliar as ações culturais e artísticas no litoral paranaense. A primeira aconteceu em maio, em Paranaguá.

.

Nesta sexta-feira (15),  a companhia de teatro PalavrAção, da UFPR, apresentará a peça Sociedade dos Ratos (classificação 12 anos), no auditório da UFPR Litoral.

Nos dias 16 e 17 (sábado e domingo), a programação tem início às 10 horas e se estende até à noite. Várias bandas e grupos artísticos locais e regionais se apresentarão no palco montado na praça central de Matinhos (confira a programação).

No mesmo local, haverá uma feira cultural e artística com a participação de projetos da UFPR. Os visitantes ainda poderão saborear doces, salgados, bebidas especiais e o tradicional almoço da Paróquia de São Pedro, no Circuito Gastronômico.

Concerto do pianista curitibano Estefan Iatcekiw abriu a programação, na terça-feira. Foto: Comunicação – UFPR Litoral

Programação acadêmica

Nos dias 14 e 15 (quinta e sexta-feira), acontece, no auditório da UFPR Setor Litoral, o Encontro Regional dos Agentes Culturais das Intuições de Ensino Superior – Região Sul, organizado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-reitora de Extensão e Cultura (COC/Proec). O evento tem o objetivo de promover o encontro de servidores das instituições de ensino superior que trabalham com gestão e produção cultural dentro das universidades públicas.

Na sexta-feira (15/06), no período da tarde, será realizado o Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná, que visa promover um olhar múltiplo sobre cultura, com vistas a construção de políticas culturais socialmente sustentáveis.

Detalhes sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site da UFPR Litoral.

Transporte para estudantes e servidores

Estudantes e servidores da UFPR poderão levar familiares e amigos convidados para os eventos do Circuito. Os passageiros devem ter mais de 12 anos de acordo com regras da CENTRAN-UFPR e, para garantir sua vaga, devem preencher até as 23h59 do dia 12 o formulário disponível neste link.

As inscrições não garantem a vaga, pois elas sendo limitadas pela quantidade de lugares disponíveis a cada dia e serão garantidas por ordem de inscrição, sujeitas a confirmação por e-mail da UFPR. Todos os ônibus saem da frente do Teatro Guaira, na Praça Santos Andrade, em Curitiba.

Confira os horários de partida e retorno:

Sexta (15) – saída 9h30 – retorno 22h
Sábado (16) – saída 08h – retorno 22h
Domingo (17) – saída 08h – retorno 20h

12 de junho (terça-feira)
Local: Igreja Matriz – Praça central de Matinhos
20h – Apresentação do pianista Estefan Iatcekiw

15 de junho (sexta-feira)
Local: Auditório da UFPR Setor Litoral
13h30 – Abertura oficial do Circuito
14h – Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná
17h30 – Abertura e lançamento do catálogo da exposição “Deuses que Dançam”