Relações sociais e familiares do escritor são tema de estudo do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento de Sociologia da UFPR
A obra do escritor Machado de Assis, nascido em 21 de junho há 186 anos, é uma linha sólida da pesquisa literária no Brasil e no exterior. Sua vida, porém, também interessa a outras áreas de conhecimento, devido à peculiaridade das suas marcações e posicionamentos sociais — um homem negro, um dos raros alfabetizados, nascido em uma família de trabalhadores que transitava por classes sociais mais altas e autor que se destaca pela evidente análise social crítica.
Por conta disso, há anos o escritor é tema de pesquisas do professor Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conhecido pelos estudos sobre a relação entre poder e genealogia no Brasil e coordenador do Núcleo de Estudos Paranaenses (NEP).
O pesquisador investiga a Quinta do Livramento (também conhecida como Morro do Livramento), onde nasceu Machado de Assis, para entender como as relações sociais e ambiente social do autor levaram ele a escrever seus célebres trabalhos.
As investigações do sociólogo estão compiladas em três publicações que se complementam, trazendo pesquisas sobre a família e genealogia de Machado de Assis. O trabalho, que está sendo uma das fontes da nova biografia do escritor que será lançada ainda este ano pelo escritor Cláudio Soares, revela algumas curiosidades, como a identidade das pessoas citadas nas primeiras dedicatórias de Machado em seu começo na poesia.
Algumas dessas pessoas eram completamente desconhecidas até a pesquisa do professor Oliveira ser disponibilizada (veja na galeria de imagens).
Leia a matéria completa, com galeria de fotos, no site da Ciência UFPR
Leia mais notícias da revista Ciência UFPR
Conheça e siga os canais da Ciência UFPR
Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]
O Programa de Formação em Matemática Olímpica (Poti/Topmat) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou, no último sábado […]