Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da tese de doutorado defendida por cientista moçambicano no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR
O que começou em 2020 como uma resposta à emergência sanitária da Covid-19 culminou em uma das teses de destaque acadêmico do país. A pesquisa de Alexandre de Fátima Cobre, egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aprofundou o conhecimento sobre o Sars-CoV-2 e ainda abriu caminhos inovadores para o tratamento de outras doenças virais, como HIV, dengue e hepatites.
A tese multidisciplinar, que reúne fundamentos de farmacologia e informática, foi recentemente agraciada com a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2025, um dos maiores reconhecimentos da ciência nacional.
A jornada do pesquisador partiu de uma mudança de rota. Originalmente focado no controle de qualidade de plantas medicinais, Cobre viu na crise da Covid-19 uma oportunidade de aplicar seu conhecimento a um desafio global urgente.
A experiência de pesquisar uma doença em plena evolução foi intensa. “Acompanhávamos milhares de publicações diárias, e era preciso identificar rapidamente lacunas de conhecimento. Ao mesmo tempo, havia uma pressão psicológica muito grande”, relata Cobre, em entrevista à Ciência UFPR. Para dar conta da complexidade e do volume de dados, buscou novas ferramentas, especializando-se em Inteligência Artificial no Departamento de Estatística da UFPR.
Leia a matéria completa no site da Ciência UFPR
➕ Leia mais notícias da revista Ciência UFPR
➕ Conheça e siga os canais da Ciência UFPR
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]